A Dra. Juliana Dantas é Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Atende em sua clínica na cidade de Cianorte.
Dermatologia clínica e cirúrgica.
Atualmente a tatuagem tornou-se muito popular. Para fazê-la é preciso lembrar que o pigmento é colocado com uma agulha e permanece de forma definitiva em partes mais profundas da pele. Não há regulamentação para esse procedimento, portanto pode haver transmissão de doenças como também ocorrer infecção ou alergia. O processo deve ser realizado com extrema higiene.
A ácido hialurônico é extraída de uma bactéria em laboratório e utilizada para o tratamento de diversas doenças musculares e neurológicas como: paralisia cerebral, blefaroespasmo (espasmo do músculo do olho), entre outras. Ela causa a neutralização de um neurotransmissor, provocando relaxamento da musculatura em questão. O efeito permanece durante alguns meses. Observando o resultado do tratamento para blefaroespasmo, notou-se que as rugas de expressão também melhoravam.
A ácido hialurônico melhora as rugas da testa, os pés de galinha e previne o aparecimento dos mesmos. A aplicação estética deve ser feita por médico especializado, capaz de precisar as doses e obter efeitos naturais. Existem mitos, como de que a pele fica viciada ou mais enrugada quando passa o efeito da toxina. Contudo, o tratamento com ácido hialurônico é seguro e eficaz.
Os cravos não devem ser espremidos para não manchar a pele e piorar a sintomatologia da acne.
Os cravos são folículos entupidos pelo excesso de produção de sebo. Esse sebo ou óleo é produzido pela glândula sebácea e estimulado por hormônios masculinos. A secreção sebácea que dilata os poros vem de dentro para fora. E, portanto, não adianta usar sabonete ou espremer os cravos, que eles voltarão a ser formados. A pele oleosa pode ser propensa a acne e seborreia.
A limpeza de pele e a retirada de cravos devem ser feitas com preparo e higiene adequados e podem ajudar no tratamento específico da acne.
Há vários tratamentos para combater o excesso de óleo, como o fármaco isotretinoína ou o tratamento fotodérmico, em que se usa um ácido aplicado a laser para destruir as glândulas sebáceas.
A mulher está sujeita a variações hormonais cíclicas. No período pré-menstrual há um pico de progesterona que pode, em certos casos, promover o aparecimento da acne. Ovário policístico gera aumento dos hormônios masculinos e também pode ser a causa do surgimento de acne, da queda de cabelo e do engrossamento de pelos. A acne associada a quadros de ovário policístico inicia-se após os 30 anos, é dolorosa e localizada no queixo. Quadros persistentes devem chamar a atenção para uma investigação hormonal mais profunda.
A higiene do cabelo é muito importante para evitar micoses e doenças do couro cabeludo. A água não penetra na pele do couro cabeludo e, portanto, não apodrece a raiz. O cabelo deve ser lavado na medida da necessidade de cada um, e o xampu deve ser próprio para cada tipo de cabelo (oleoso, seco etc.). A alternância de xampus é benéfica para melhores resultados de limpeza. Lavar os cabelos todos os dias não causa queda.
Qualquer pessoa adquire pintas durante a vida que não são perigosas nem requerem cuidados. Porém, as pintas pretas devem ser avaliadas conforme os critérios ABCD, que significam: (A) as-simetria – quanto mais assimétrica, mais perigosa; (B) borda – quanto mais irregular a borda, mais perigosa; (C) cor – quanto mais variação de cor, mais perigosa; (D) diâmetro – maior que 0,6cm, mais perigosa. O interessante é observar as pintas com atenção e procurar o especialista caso haja mudanças como inflamação, coceira, sangramento e mudanças das características. O receio é que essas pintas transformem-se em melanoma, que é um câncer de pele muito perigoso. Jamais a retirada de uma pinta irá provocar o câncer de pele. Se ele for descoberto é porque já existia e já estava crescendo antes da retirada da pinta. Retirar um melanoma no começo pode ser a diferença entre o aparecimento ou não de metástase (câncer a distância) e pode significar a diferença entre vida ou morte.
Três problemas dermatológicos podem causar descamação nas mãos e/ou nos pés: alergia (desidrose), psoríase e micose.
O ácido úrico aumentado não é causa de descamação de mãos e pés. O importante é o diagnóstico correto, pois cada qual tem um tratamento específico que leva à resolução do problema.
A caspa não é contagiosa, ela é a manifestação mínima de dermatite seborreica, que é uma inflamação da pele. A caspa não é causada por microrganismos como fungos ou bactérias. Quando muito intensa pode causar feridas e eczemas. A caspa piora com mudanças bruscas de temperatura, estresse intenso e doenças como diabetes. O tratamento é feito com xampus antiseborréicos e remédios sistêmicos quando o especialista achar necessário.
Todos têm o sonho de rejuvenescer. Os cremes anti idade têm grande procura e aceitação porque essa esperança nunca termina. A maioria dos cremes para rejuvenescimento não cumpre esta promessa, porém pode melhorar algum aspecto específico como manchas e rugas.
A pele é o maior órgão do corpo humano, e o único que tem dois envelhecimentos: envelhecimento pela idade e envelhecimento pelo sol. O envelhecimento pelo sol causa aspereza, manchas, rugas, flacidez, entre outros. Essas manifestações podem melhorar com cremes especiais.
O precursor dos cremes antienvelhecimento foi o medicamento ácido retinóico, que continua sendo dos melhores para este fim. Há vários grupos de produtos antiidade: ácidos (retinóico, glicólico), antioxidantes (vitamina C, vitamina E, ácido lipóico), antiflacidez (dimetilaminoetanol – DMAE –, tensine, argireline), neurocosméticos (polipeptídeos).
O ideal é fazer uma consulta ao dermatologista, que poderá avaliar o caso e prescrever a melhor combinação de cremes e procedimentos para o tratamento do rejuvenescimento.
Celulite não tem cura, porém tem controle. A celulite ou lipodistrofia ginóide é uma manifestação crônica sem causa conhecida que modifica a pele, produzindo aspecto irregular e indesejável.
O aparecimento da celulite tem a ver com genética, tipo de corpo, ação hormonal, distúrbios vasculares, sedentarismo, entre outros. Uma vez iniciada, a celulite progride sempre e, quanto mais avançada, mais difícil seu tratamento.
O tratamento inclui cuidados gerais: alimentação equilibrada, exercícios adequados, constantes correções de distúrbios hormonais, controle do peso, entre outros. Localmente podem-se utilizar cremes, drenagem linfática, aplicação de substâncias ativas, ultra-som, subcisão. O tratamento deve ser prescrito pelo médico, pois se trata de alteração complexa e crônica.