Clínicas

Selecione...

Região

São Paulo

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

São Paulo/SP

Dra. Ana Teixeira
Psiquiatra
  • End. 1
Alameda Cauaxi, 293 - - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
DANIELLE MIYAMOTO
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
Av. Prefeito Fábio Prado, 125 - Vila Mariana - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Luiz Carlos Dorgan Júnior
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
Av. Lavandisca,, 741 - Moema - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Alessando Neves
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues,, 46 - Vila Nova Conceição - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Vanessa de Marco
Cardiologista
  • End. 1
Av. Brg. Faria Lima, 3900 - Itaim Bibi - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra Jéssica C. M. Sugino
Cirurgião(a) Dentista
  • End. 1
, - Cerqueira Cesar - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
O profissional não possui matéria cadastrada.
LUIZ CARLOS DORGAN JUNIOR
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
, - - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Fernando Freitas
Cirurgião Plástico
  • End. 1
Rua Teixeira da Silva, 34 - Bela Vista - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

Endoscopia: O exame que pode ajudar em diversos diagnósticos - Endoscopia São Paulo
Endoscopia: O exame que pode ajudar em diversos diagnósticos - Endoscopia São Paulo

A endoscopia é um exame capaz de diagnosticar diversas doenças, sendo um procedimento simples e de curta duração, mas que ainda é cercado de dúvidas que provocam medo nos pacientes, as quais pretendemos esclarecer nesta matéria. O estado de São Paulo reúne diversos gastroenterologistas, especialistas no exame e para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Gastroenterologista São Paulo e Endoscopia São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

O que é a endoscopia? - Endoscopia São Paulo

A endoscopia é um exame realizado com o objetivo de analisar a mucosa do esôfago, do estômago e do duodeno, feita com o uso de um tubo flexível, conhecido como endoscópio. O endoscópio possui um chip, o qual é responsável por capturar imagens do sistema digestivo. A endoscopia é um exame muito importante para realizar o diagnóstico de diversas doenças, como gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.

O exame pode ser associado a outros procedimentos, como a exames de sangue e a ultrassonografia do abdômen. O Gastroenterologista São Paulo que realiza o procedimento deve ser formado em Cirurgia Geral ou em Gastroenterologia Clínica, para depois se especializar no exame

Quando o exame de endoscopia é indicado? - Endoscopia São Paulo 

A endoscopia é indicada quando o paciente apresenta sintomas como:

  • Dores abdominais,
  • Queimação,
  • Refluxo,
  • Náuseas,
  • Vômitos,
  • Fezes escuras,
  • Perda de peso e apetite,
  • Dificuldades para engolir.

Como é realizado o exame de endoscopia? - Endoscopia São Paulo 

A endoscopia é realizada por via oral, com a introdução do endoscópio pelo Gastroenterologista São Paulo, para que seja possível capturar imagens do interior do tubo digestivo, que serão posteriormente projetadas em um monitor para que o Gastroenterologista São Paulo possa analisá-las em tempo real. O endoscópio é inserido de forma progressiva, passando pelo esôfago, estômago e duodeno, com o paciente totalmente sedado. O medicamento sedativo é administrado por via intravenosa e tem efeito de início rápido e curta duração. Além disso, é colocado um protetor na boca do paciente para evitar que o endoscópio seja mordido durante o exame e para proteção de lábios e dentes.

Como explicado, o endoscópio é inserido por via oral e passa pelo esôfago e estômago, chegando ao duodeno. Ao longo deste caminho, a estrutura interna é registrada por meio de imagens e caso sejam identificadas algumas lesões, elas podem ser tratadas ou removidas na hora, sem que haja necessidade de uma intervenção futura. Ao longo de todo o exame, o paciente é devidamente monitorado pelo Gastroenterologista São Paulo, quanto à oxigenação e frequência cardíaca. 

Qual o preparo necessário para o exame? - Endoscopia São Paulo

Em geral, a preparação para a endoscopia digestiva alta envolve a realização de uma dieta baseada em alimentos leves no dia anterior ao exame. O recomendado pelos Gastroenterologistas São Paulo (profissionais certificados e verificados, que estão reunidos no site da Guia Saúde Cidades) é que  alimentos de difícil digestão não sejam consumidos, de modo que o estômago esteja completamente vazio no momento do procedimento, facilitando a visualização dos órgãos.

É necessário estar em jejum de 8 horas para realizar o exame e, em alguns casos, pode ser preciso suspender o uso de medicamentos que possam interferir no procedimento. O paciente deve obrigatoriamente estar acompanhado de um adulto ou responsável para a realização da endoscopia, uma vez que a sedação pode fazer com que ele precise de ajuda para se locomover na volta para casa.

Não há contraindicações para a realização da endoscopia, embora o ideal seja que pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou neurológicos avisem antecipadamente sobre essas condições. Com isso, o Gastroenterologista São Paulo responsável pelo procedimento pode se preparar para que o procedimento seja feito com todo o cuidado necessário às condições de saúde do paciente.

Quais são os cuidados após o exame? - Endoscopia São Paulo

Após o exame de endoscopia, o paciente precisa permanecer por um período no local do exame, até ser liberado pelo Gastroenterologista São Paulo, que avaliará as suas condições e, no dia, o paciente não poderá realizar atividades que envolvam riscos ou exijam concentração. Além disso, podem ocorrer sintomas como leve irritação na garganta, pigarro, cólica ou gases e reações alérgicas leves, mas todos esses sintomas são passageiros.

A endoscopia é um exame extremamente importante para auxiliar no diagnóstico e no tratamento de várias doenças. Se você apresentar qualquer um dos sintomas citados, lembre-se: Você pode encontrar um gastroenterologista especialista no exame, credenciado e verificado, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Gastroenterologista São Paulo e Endoscopia São Paulo, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Quais as etapas de um implante dentário? Implante Dentário São Paulo
Quais as etapas de um implante dentário? Implante Dentário São Paulo

O melhor tratamento para recuperar a autoestima, após a perda de um dente, são os implantes dentários. Entretanto, por ser um procedimento cirúrgico, ele é cercado de dúvidas, o que faz com que os pacientes ainda tenham receio de realizar o tratamento. O estado de São Paulo reúne uma gama de Implantodontistas e para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Implante Dentário São Paulo, dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

Quais são as principais etapas do implante dentário?

A colocação de implante dentário é um procedimento cirúrgico eficaz, que conta com um dispositivo altamente tecnológico, composto por duas partes. A primeira parte do Implante Dentário São Paulo é um pino de titânio, o qual é fixado ao osso da gengiva, substituindo a raiz do dente. Após essa fixação é feita a colocação de uma prótese de titânio, substituindo o dente perdido. O material utilizado no pino de fixação é o titânio, por ser um metal biocompatível e que não enferruja e dão aos Implante Dentário São Paulo uma aparência natural, se ajustando ao rosto de cada paciente. Os implantes dentários são resistentes à mastigação e não precisam ser  substituídos.

A biocompatibilidade do titânio é um ponto chave para o sucesso do Implante Dentário São Paulo, pois reduz as chances de rejeição ao implante dentário. Ele é o único metal que possui biocompatibilidade  com o organismo, adaptando a estrutura óssea, como se fosse o próprio dente .

Conheça em detalhes todas as etapas de colocação de um implante dentário

Diagnóstico e preparação: Antes de iniciar o tratamento de Implante Dentário São Paulo, é preciso realizar o diagnóstico do paciente, levando em consideração a saúde do paciente e se a sua estrutura óssea suporta o implante. Para isso, são 

realizadas radiografias e tomografias computadorizadas, sendo possível assim definir o tamanho e o modelo do implante. O cirurgião dentista também pode solicitar que o paciente realize um tratamento dentário prévio, caso esteja com alguma alteração na arcada dentária ou uma cirurgia de enxerto ósseo, caso não seja identificada uma boa estrutura óssea.

Cirurgia: A cirurgia de colocação de Implante Dentário São Paulo é realizada com aplicação de anestesia local, sendo assim totalmente indolor. A duração varia de acordo com o número de implantes a serem colocados e da condição dos ossos da arcada dentária, mas geralmente, sua duração tende de 30 a 40 minutos. Durante a cirurgia, o dentista realiza uma incisão na gengiva até o leito ósseo, logo em seguida, será realizada a perfuração do osso e a inserção do implante na cavidade.

Processo de cicatrização: Após a colocação do Implante Dentário São Paulo, inicia-se o processo de cicatrização, onde o osso irá se reconstituir ao redor do implante, sem causar dor. O tempo para uma cicatrização completa varia de três a seis meses e durante este período, uma prótese provisória poderá ser colocada, apenas por questões estéticas.

Colocação da prótese: Ao completar a cicatrização, o cirurgião e o protético dentário elaboram a prótese a partir de moldes baseados nos dentes do paciente. A prótese é então fixada sobre o implante, após a reabertura da região na qual foi colocada o pino de titânio, encaixando nele a prótese do Implante Dentário São Paulo.

Pós-operatório e acompanhamento: Durante o pós-operatório é essencial manter uma boa higiene bucal, evitando que o Implante Dentário São Paulo seja infectado durante a sua integração com o osso subjacente. Caso a higiene não seja realizada de forma eficiente, pode ocorrer inflamação na gengiva (gengivite) ou a inflamação dos tecidos ao redor do implante. Além disso, após a colocação do implante e da prótese, se faz fundamental manter o acompanhamento periódico com um dentista, fazendo a retirada e a limpeza da prótese.

Por que é importante entender o passo a passo do procedimento?

 

O objetivo de esclarecer o passo a passo das etapas da colocação de um Implante Dentário São Paulo é expor a importância que esse procedimento possui para a reabilitação oral dos pacientes que sofreram com a perda de um ou mais dentes, seja por decontencia de alguma doença periodontal, por traumas ou extrações, não importa. Lembre-se, você pode encontrar Implantodontistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Implante Dentário São Paulo, ou trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.




Ver matéria
Mamoplastia de aumento: como é feito o procedimento? - Mamoplastia São Paulo
Mamoplastia de aumento: como é feito o procedimento? - Mamoplastia São Paulo

Quando falamos de mamoplastia, estamos nos referindo às cirurgias plásticas que possuem como objetivo alterar o volume ou o formato das mamas, sendo essa uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil, principalmente quando falamos da mamoplastia de aumento.

A cirurgia estética para colocação de próteses de silicone é indicada quando a paciente possui os seios muito pequenos, prejudicando a sua autoestima. Ela também é indicada quando ocorre a redução no tamanho dos seios devido a uma considerável perda de peso, assim como também pode ser indicada quando a paciente apresenta mamas com tamanhos diferentes ou precisou retirar a mama (completa ou parcialmente) devido ao câncer de mama.

Após optar pela colocação das próteses de silicone nas mamas, a paciente deve procurar por um cirurgião plástico credenciado, para realizar o procedimento com segurança, diminuindo assim os riscos da cirurgia. O estado de São Paulo é um polo de referência para realização da mamoplastia e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar cirurgiões plásticos, especializados nesse procedimento, ao procurar pelos termos Mamoplastia São Paulo ou Cirurgião Plástico São Paulo.

Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao procedimento como Mamoplastia São Paulo e ao profissional responsável por ele como Cirurgião Plástico São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

Quais são os tipos de mamoplastia? - Mamoplastia São Paulo

A mamoplastia pode ser dividida em três categorias: Mamoplastia redutora, mamoplastia reparadora e a mamoplastia de aumento. A mamoplastia reparadora vai muito além de um aprimoramento estético, pois pode ajudar a recuperar a autoestima e a autoconfiança de mulheres que enfrentam o câncer de mama.

 

Mamoplastia Redutora - Mamoplastia São Paulo

A mamoplastia redutora visa corrigir seios extremamente volumosos, desproporcionais em relação ao restante do corpo, e que podem provocar na paciente transtornos relacionados à autoimagem, assim como problemas de coluna. A mamoplastia redutora consiste na remoção do excesso de gordura mamária, tecido glandular e de pele, com o objetivo de fazer com que os seios atinjam um tamanho mais harmonioso e satisfaça as necessidades da paciente.

De acordo com a necessidade da paciente, a mamoplastia redutora pode incluir apenas o reposicionamento das estruturas das mamas, alterando somente o seu formato.

 

Mamoplastia Reparadora - Mamoplastia São Paulo

A mamoplastia reparadora é indicada principalmente para pessoas que enfrentam o câncer de mama e precisaram retirar a mama, total ou parcialmente. Por ser um procedimento realizado para reconstruir a mama após o tratamento contra o câncer de mama, o Cirurgião Plástico São Paulo pode optar por diferentes técnicas, entre elas:

  • Utilizar o tecido da própria paciente, seja da mama ou de outras regiões do corpo;
  • Realizar o procedimento com o uso de prótese de silicone;
  • Com uso de expansor e prótese.

A escolha do método pelo Cirurgião Plástico São Paulo varia de acordo com a necessidade da paciente, permitindo que a paciente com câncer recupere parte de sua autoestima, após enfrentar este momento tão difícil.

 

Mamoplastia de aumento - Mamoplastia São Paulo

A mamoplastia de aumento é geralmente procurada por mulheres que estão insatisfeitas com o tamanho dos seus seios, utilizando implantes de silicone para aumentar ou restaurar o volume das mamas. A prótese de silicone pode possuir um formato redondo ou anatômico, podendo apresentar também diferentes volumes e a sua escolha deve ser feita junto ao Cirurgião Plástico São Paulo, responsável pelo procedimento.

O Cirurgião Plástico São Paulo pode recomendar a mamoplastia de aumento não apenas para pacientes que se sentem insatisfeitas com o tamanho de suas mamas, mas também para pacientes que perderam um volume considerável das mamas, em detrimento de um processo de emagrecimento ou após a gravidez.

 

Como é feita a mamoplastia de aumento? - Mamoplastia São Paulo

Na mamoplastia de aumento, um pequeno corte é feito nos dois seios, em torno da aréola, na parte inferior da mama ou mesmo na axila por onde é introduzido o silicone que faz aumentar o volume do peito.

Após a realização do corte, o Cirurgião Plástico São Paulo dá pontos e coloca 2 drenos, por onde saem os líquidos que se acumulam no organismo para evitar complicações, como hematoma ou seroma.

 

Como escolher a prótese de silicone? - Mamoplastia São Paulo

Os implantes de silicone devem ser escolhidos entre o Cirurgião Plástico São Paulo e a paciente, sendo que é importante avaliar:

  • Forma da prótese: A prótese pode ser em forma de gota, formato mais natural, ou em formato redondo, apropriada para mulheres que já possuem um tamanho de mama. No caso da prótese redonda também se pode conseguir uma forma natural injetando gordura em volta, chamada de lipofilling.

  • Perfil da prótese: A prótese pode ter um perfil alto, baixo ou médio, sendo que quanto mais alto for o perfil mais empinada fica a mama, contudo, o resultado tende a ficar com uma aparência mais artificial.

  • Tamanho da prótese: O tamanho da prótese varia de acordo com a altura e estrutura física da paciente, sendo comum usar próteses com 300 ml. No entanto, próteses com mais de 400 ml só devem ser colocadas em pacientes altas, com tórax e quadril mais largos.

  • Local de colocação da prótese: A prótese de silicone  pode ser colocada por cima ou por baixo do músculo peitoral, sendo o mais indicado colocá-la por cima do músculo quando se tem pele e gordura suficientes para que tenha uma aparência natural. Entretanto, é recomendado colocar por baixo do músculo quando não a paciente não tem praticamente nenhuma mama ou é muito magra.

 

Como é a recuperação da cirurgia? - Mamoplastia São Paulo

O tempo de recuperação total da mamoplastia de aumento gira em torno de 1 mês e a dor e o desconforto diminuem lentamente. Além disso, é necessário manter alguns cuidados, como:

  • Dormir sempre de barriga para cima durante o primeiro mês;

  • Usar uma bandagem elástica ou sutiã elástico e confortável para suportar a prótese durante pelo menos 3 semanas;

  • Evitar fazer muitos movimentos com os braços, durante 20 dias;

  • Só tomar banho completo normalmente após 1 semana ou quando o Cirurgião Plástico São Paulo indicar;

  • Retirar pontos e curativos entre 3 dias a uma semana, com o  Cirurgião Plástico São Paulo.

 

Cicatriz e resultados - Mamoplastia São Paulo

O tempo de recuperação após a uma mamoplastia varia de acordo com cada paciente, mas em um contexto geral, a maioria das pacientes se recupera em um período médio de um mês. Contudo, a mamoplastia exige um período de pelo menos 3 meses  para que os seios se adaptem ao seu novo formato, de forma definitiva.

Assim como toda cirurgia plástica, a mamoplastia resulta em uma com tamanho, posição e formato atrelado a técnica que foi realizada e ao tipo de procedimento. Durante o período pós-operatório é fundamental que a paciente siga as orientações do Cirurgião Plástico São Paulo para que o processo de cicatrização ocorra da melhor forma possível, deixando as cicatrizes discretas e pouco perceptíveis.

Os primeiros resultados da cirurgia são notados logo após a cirurgia, no entanto, o resultado definitivo só pode ser visto dentro de 4 a 8 semanas, com cicatrizes invisíveis. 

 

Lembre-se: Você pode encontrar cirurgiões plásticos credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos  Mamoplastia São Paulo ou Cirurgião Plástica São Paulo. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Gastro São Paulo O que faz um Gastroenterologista?
Gastro São Paulo O que faz um Gastroenterologista?

A gastroenterologia é uma especialidade da Medicina que estuda o funcionamento do aparelho digestivo, por completo, incluindo boca, esôfago, estômago, intestinos, pâncreas e fígado. O estado de São Paulo possui uma gama de especialistas em gastroenterologia e para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Gastroenterologista São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

O que faz o médico gastroenterologista?

O Gastroenterologista São Paulo é o médico habilitado para realizar diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo, sendo indicado para pacientes que apresentem sintomas que envolvam os órgãos relacionados ao sistema digestivo, como o esôfago, estômago, intestino, pâncreas e fígado. O Gastroenterologista São Paulo é capaz de realizar exames, prescrever medicamentos e procedimentos necessários para a saúde desse sistema do corpo.

Desta maneira, qualquer sintoma relacionado aos órgãos do sistema digestivo demandam que você procure por um Gastroenterologista. Alguns sinais e sintomas característicos que envolvem os órgãos relacionados e fazem com que você deva procurar um Gastroenterologista São Paulo, são: 

  • Enjôo;
  • Azia ou queimação no estômago;
  • Refluxo;
  • Vômitos;
  • Alteração na digestão;
  • Dor abdominal; 
  • Diarreia;
  • Prisão de ventre;
  • Gazes; 
  • Inchaço ou distensão abdominal.

Quais são as principais doenças tratadas pelo gastro?

Quando os sintomas citados acima aparecem, eles podem estar denunciando algumas possíveis doenças, que afetam todo o sistema digestivo. Entre as principais doenças tratadas pelo Gastroenterologista São Paulo, estão:

  • Doença do Refluxo Gastroesofágico: Essa doença provoca azia, dores e queimações na região do estômago.
  • Gastrite e Úlcera Gástrica: Provocam queimação e dores no estômago, assim como enjoo e má digestão.
  • Pedra na Vesícula: Provoca dores abdominais e vômitos após as refeições.
  • Hepatite e Cirrose: Essas são doenças graves do fígado que podem causar olhos amarelos, vômitos, sangramentos e aumento da barriga.
  • Síndrome do Intestino Irritável: Essa doença causa desconforto abdominal e diarréia.
  • Pancreatite: Caracterizada pela inflamação do pâncreas, provocada por cálculos ou pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
  • Doença Inflamatória Intestinal: Essa doença está relacionada à imunidade, provocando diarréias e sangramentos no intestino.
  • Intolerância à lactose: Essa é uma intolerância alimentar que causa diarreia e inchaço abdominal, após a ingestão de leite e alimentos derivados.
  • Hemorróidas: Essa doença provoca sangramento pelo ânus.

Onde encontrar um gastroenterologista?

Você pode encontrar um gastroenterologista, credenciado e verificado, na Guia Saúde Cidades. Busque pelos termos Gastroenterologista Niterói, ou trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.



Ver matéria
Bioimpedância: o que é, como é feita e resultados -  Nutricionista Zona Sul/SP
Bioimpedância: o que é, como é feita e resultados - Nutricionista Zona Sul/SP

O IMC (índice de massa corporal) é um cálculo utilizado internacionalmente  pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para calcular o peso ideal de uma pessoa, analisando o índice de gordura corporal de uma pessoa.

 

Entretanto, avaliar uma pessoa somente pelo seu IMC não é suficiente para verificar o seu estado nutricional, já que o cálculo considera apenas os números mostrados na balança, sem estimar o percentual exato de gordura, água e de massa magra.

 

Para realizar uma avaliação precisa, o paciente deve realizar o exame de bioimpedância.

 

A Zona Sul do estado de São Paulo (Região que engloba os bairros: Campo Limpo, Capão Redondo , Capelinha , Chácara Santo Antônio, Cursino, Guarapiranga, Jardim Marajoara, Jd. Prudência, Sacomã, Socorro, Vila das Belezas e Vila Mariana) é um polo de referência para realização do exame de bioimpedância e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Nutricionistas certificados e prontos para te atender.

 

Busque pelos termos Nutricionista Zona Sul/SP ou Bioimpedância Zona Sul/SP (separadamente) em nosso buscador e encontre um profissional próximo a sua localidade. Você também pode trocar o nome da cidade (Zona Sul/SP) pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

Bioimpedância: Em que consiste o exame? - Bioimpedância Zona Sul/SP

A bioimpedância é realizada através de eletrodos, visando analisar a composição corporal de um indivíduo e identificar o seu percentual de massa muscular e de massa óssea, além do percentual de gordura e de água no organismo.

 

Na bioimpedância, uma corrente elétrica com baixa intensidade é conduzida por todo o corpo do indivíduo, medindo de forma precisa a resistência dos tecidos do organismo.

 

Cada tecido do nosso corpo possui uma resistência, que chamamos de impedância. A nossa massa magra é capaz de conduzir eletricidade com facilidade, devido ao fato de possuir uma grande quantidade de água e de eletrólitos. Já nossa massa gorda, oferece uma maior biorresistência na condução, devido ao fato de apresentar pouca quantidade de água.

 

Por meio da bioimpedância, o Nutricionista Zona Sul/SP poderá obter uma melhor visualização da composição corporal do paciente e assim, planejar adequadamente dietas e programas de atividades físicas que propiciem um maior bem-estar para aquela pessoa, favorecendo o ganho ou a perda de peso.

 

A interpretação dos resultados possuem diferentes finalidades. Além de observar se o indivíduo possui o volume adequado de músculos e gordura para seu gênero e idade, o Nutricionista Zona Sul/SP ainda pode identificar se aquela pessoa possui risco de desenvolver doenças crônicas-degenerativas ou obesidade, intervindo de maneira adequada para evitar esses problemas antes que aconteçam. 

 

Bioimpedância: Como se preparar para o exame? - Bioimpedância Zona Sul/SP

Antes de realizar o exame, é necessário que o paciente passe por uma preparação, já que os índices de líquidos corporais podem alterar os resultados.

 

O paciente deve seguir as seguintes instruções antes de realizar o exame:

  • Realizar um jejum de 4 horas;
  • Evitar atividades físicas e não tomar banho no dia anterior ao exame;
  • Utilizar roupas leves;
  • Evitar permanecer sentado antes do exame;
  • Evitar o uso de diuréticos antes do exame.

 

Após o exame, o Nutricionista Zona Sul/SP poderá analisar o resultado e determinar a possibilidade real de perda ou ganho de peso, indicando para o paciente qual será o melhor tratamento, tanto na dieta quanto na prática esportiva ou de atividades físicas.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Nutricionistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos: Bioimpedância Zona Sul/SP ou Nutricionista Zona Sul/SP ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade

Ver matéria
 Candidíase, o que é, quais os sintomas e como tratar - Candidíase São Paulo
Candidíase, o que é, quais os sintomas e como tratar - Candidíase São Paulo

A candidíase genital é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans na região genital, um tipo de fungo que é normal nessa região, mas que pode se desenvolver em excesso devido ao enfraquecimento do sistema imunológico. O enfraquecimento do sistema imunológico pode ocorrer em decorrência de doenças autoimunes ou devido ao uso prolongado de medicamentos que provocam alterações na microbiota genital, como antibióticos e antifúngicos.

Este tipo de infecção é mais frequente em mulheres, mas também pode atingir  homens e nesse artigo, iremos nos aprofundar apenas no diagnóstico e tratamento da candidíase em pacientes mulheres. O estado de São Paulo, é um polo de referência para o diagnóstico e tratamento da candidíase e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista São Paulo ou Candidíase São Paulo.

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista São Paulo e ao procedimento como Candidíase São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Causas da candidíase - Candidíase São Paulo

A candidíase vulvovaginal é causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans em cerca de 90% dos casos. Nos demais casos, o agente responsável pode ser de outra espécie de Candida, como a Candida glabrata, Candida krusei, Candida tropicalis, entre outros tipos desse fungo. Existem alguns fatores de risco que facilitam esta condição clínica, sendo eles:

  • Doenças endócrinas, como a diabetes;
  • O uso de alguns medicamentos como antibióticos, corticoides e citostáticos;
  • Problemas clínicos de estado geral e baixa imunidade;
  • Gravidez;
  • Pílula anticoncepcional.

A candidíase pode ser considerada persistente, quando os sintomas associados à infecção inicial não desaparecem após o tratamento correto. Por outro lado, considera-se uma reinfecção quando os sintomas surgem novamente após um mês, onde não foram apresentados sintomas. A candidíase recorrente ou crônica define-se quando ocorrem 4 ou mais episódios de infecção sintomática durante um ano, com diagnóstico confirmado pelo Ginecologista São Paulo.

 

Quais são os sintomas característicos da candidíase? - Candidíase São Paulo

Em períodos de baixa imunidade, o ambiente quente e úmido da região genital propicia a proliferação descontrolada, que muitas vezes exige tratamento. Pessoas com o sistema imune debilitado ainda podem sofrer com a candidíase na boca (conhecida como sapinho), na garganta, na pele e nas unhas e entre outros locais.  Nas mulheres, os principais sintomas que se manifestam são:

  • Coceira na vagina e no canal vaginal;
  • Corrimento branco, em grumos, parecido com a nata do leite;
  • Fissuras na mucosa genital que lembram assadura;
  • Ardor local e para urinar;
  • Dor durante as relações sexuais.

 

Como é feito o diagnóstico da candidíase? - Candidíase São Paulo

Na consulta, o Ginecologista São Paulo analisa a mucosa da vagina e se necessário, pode realizar uma raspagem da área afetada, fornecendo uma amostra a ser analisada em laboratório para identificar o tipo de fungo causador do problema. Para diagnosticar a candidíase, o Ginecologista São Paulo pode solicitar um exame de Papanicolau.

 

Quais são as complicações mais comuns da candidíase? - Candidíase São Paulo

O fungo da Cândida existe de forma normal na pele e no intestino, e cerca de 10-20% das mulheres são portadoras sem haver infeção vaginal. Nos casos de doenças que levam à baixa imunidade ou de situações clínicas debilitantes, pode ocorrer um crescimento excessivo deste fungo, levando à infecção. A candidíase vulvovaginal pode ser considerada complicada nos casos de recorrência, em que os sintomas se tornam muito intensos ou nas situações de baixa imunidade.

A paciente nunca se deve automedicar, pois esse fator pode agravar o quadro e portanto, um Ginecologista São Paulo deve ser consultado no momento em que os primeiros sintomas se manifestem.

 

Candidíase: O tratamento pode levar a cura? - Candidíase São Paulo

A candidíase é uma infecção vaginal que, se tratada de forma adequada pelo Ginecologista São Paulo, pode ser curada. O tratamento da candidíase vulvovaginal é indicado nos diferentes casos de candidíase, complicada e não complicada, podendo ser realizado com o uso de medicamentos por via oral ou através do tratamento com creme vaginal. Nos casos de candidíase complicada, o tratamento realizado pelo Ginecologista São Paulo pode consistir na administração de fluconazol, durante 14 dias.

Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no diagnóstico e no acompanhamento da candidíase, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista São Paulo ou Candidíase São Paulo, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA