Clínicas

Selecione...

Região

São Paulo

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

São Paulo/SP

Dra. Danielle Cangussu S Beltrani
Dermatologia
  • End. 1
, - Peruíbe - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Marcelo Vicente Rosa
Clínica de Saúde
  • End. 1
, - Itanhaem - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Aryanna Cuidadora
Enfermagem
  • End. 1
Rua Flor De Amarílis, 126 - - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Cristiane A. Dodpoka
Psicologia
  • End. 1
Rua Ambrosina de Macedo, 123 - - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
kabbach.odonto
Ortodontista
  • End. 1
, - Itanhaem - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Tatiany Menezes
Psicologia
  • End. 1
, - Itanhaem - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
SIMUL – Aurea Balbino
Psicologia
  • End. 1
, - Peruíbe - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Juliano Burckhardt
Nutrológo
  • End. 1
Rua Oscar Freire , 2180 - Pinheiros - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Thel Chateaubriand
Ortodontista
  • End. 1
Rua Itapura, 903 - - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Tatiana aparecida Scala
Nutricionista
  • End. 1
Rua Voluntários da Pátria , 654 - - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

O que faz um Reumatologista? ''Reumatologista São Paulo''
O que faz um Reumatologista? ''Reumatologista São Paulo''

As consultas com um Reumatologista são essenciais para descobrir e iniciar o tratamento de várias doenças, que podem afetar os tecidos conjuntivos. O Reumatologista trata tanto de doenças autoimunes quanto de doenças inflamatórias, que podem provocar sintomas nos músculos, ossos, tendões e articulações, ou em outras partes do corpo, como olhos, coração, rins, intestino, pulmões e pele.

O estado de São Paulo reúne diversos profissionais, especialistas no diagnóstico e no tratamento de doenças reumáticas. Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Reumatologista São Paulo, dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

Quais doenças são tratadas pelo Reumatologista?

O Reumatologista São Paulo é o especialista capacitado para analisar as mais diferentes doenças reumáticas, que podem acometer crianças, jovens, adultos e idosos. O Reumatologista São Paulo  é o profissional que avalia o quadro clínico do paciente, realiza o diagnóstico da doença e indica o tratamento mais adequado.

Quando o paciente apresenta sintomas como intensas dores nos ossos, nos músculos e nas articulações, ou até mesmo inchaço, dificuldade para mexer as articulações e vermelhidão, o Reumatologista São Paulo deve ser o profissional buscado pelo paciente. Dentre as principais doenças diagnosticadas e tratadas pelo Reumatologista São Paulo,estão: 

  • Artrite Reumatoide: Essa é uma doença crônica, que provoca dores, inchaços e rigidez;
  • Febre Reumática: caracterizada por inchaço e dores nas articulações, podendo até mesmo prejudicar o coração;
  • Fibromialgia: Doença que provoca dores em diversas partes do corpo, sono e fadiga;
  • Tendinite: Doença inflamatória, que ataca os tendões;
  • Bursite: Doença que causa a inflamação da Bursa, o “amortecedor” dos ossos e dos músculos.

Quando devo procurar um Reumatologista?

 

Os Reumatologistas São Paulo destacam ainda que algumas das doenças reumáticas podem comprometer certos órgãos do corpo humano, como o cérebro, pulmões, rins e coração, fazendo com que no surgimento do primeiro sintoma, o paciente busque pelo Reumatologista o mais rápido possível. Lembre-se, você pode encontrar Reumatologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Reumatologista São Paulo, ou trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.




Ver matéria
Endoscopia: O exame que pode ajudar em diversos diagnósticos - Endoscopia São Paulo
Endoscopia: O exame que pode ajudar em diversos diagnósticos - Endoscopia São Paulo

A endoscopia é um exame capaz de diagnosticar diversas doenças, sendo um procedimento simples e de curta duração, mas que ainda é cercado de dúvidas que provocam medo nos pacientes, as quais pretendemos esclarecer nesta matéria. O estado de São Paulo reúne diversos gastroenterologistas, especialistas no exame e para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Gastroenterologista São Paulo e Endoscopia São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

O que é a endoscopia? - Endoscopia São Paulo

A endoscopia é um exame realizado com o objetivo de analisar a mucosa do esôfago, do estômago e do duodeno, feita com o uso de um tubo flexível, conhecido como endoscópio. O endoscópio possui um chip, o qual é responsável por capturar imagens do sistema digestivo. A endoscopia é um exame muito importante para realizar o diagnóstico de diversas doenças, como gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.

O exame pode ser associado a outros procedimentos, como a exames de sangue e a ultrassonografia do abdômen. O Gastroenterologista São Paulo que realiza o procedimento deve ser formado em Cirurgia Geral ou em Gastroenterologia Clínica, para depois se especializar no exame

Quando o exame de endoscopia é indicado? - Endoscopia São Paulo 

A endoscopia é indicada quando o paciente apresenta sintomas como:

  • Dores abdominais,
  • Queimação,
  • Refluxo,
  • Náuseas,
  • Vômitos,
  • Fezes escuras,
  • Perda de peso e apetite,
  • Dificuldades para engolir.

Como é realizado o exame de endoscopia? - Endoscopia São Paulo 

A endoscopia é realizada por via oral, com a introdução do endoscópio pelo Gastroenterologista São Paulo, para que seja possível capturar imagens do interior do tubo digestivo, que serão posteriormente projetadas em um monitor para que o Gastroenterologista São Paulo possa analisá-las em tempo real. O endoscópio é inserido de forma progressiva, passando pelo esôfago, estômago e duodeno, com o paciente totalmente sedado. O medicamento sedativo é administrado por via intravenosa e tem efeito de início rápido e curta duração. Além disso, é colocado um protetor na boca do paciente para evitar que o endoscópio seja mordido durante o exame e para proteção de lábios e dentes.

Como explicado, o endoscópio é inserido por via oral e passa pelo esôfago e estômago, chegando ao duodeno. Ao longo deste caminho, a estrutura interna é registrada por meio de imagens e caso sejam identificadas algumas lesões, elas podem ser tratadas ou removidas na hora, sem que haja necessidade de uma intervenção futura. Ao longo de todo o exame, o paciente é devidamente monitorado pelo Gastroenterologista São Paulo, quanto à oxigenação e frequência cardíaca. 

Qual o preparo necessário para o exame? - Endoscopia São Paulo

Em geral, a preparação para a endoscopia digestiva alta envolve a realização de uma dieta baseada em alimentos leves no dia anterior ao exame. O recomendado pelos Gastroenterologistas São Paulo (profissionais certificados e verificados, que estão reunidos no site da Guia Saúde Cidades) é que  alimentos de difícil digestão não sejam consumidos, de modo que o estômago esteja completamente vazio no momento do procedimento, facilitando a visualização dos órgãos.

É necessário estar em jejum de 8 horas para realizar o exame e, em alguns casos, pode ser preciso suspender o uso de medicamentos que possam interferir no procedimento. O paciente deve obrigatoriamente estar acompanhado de um adulto ou responsável para a realização da endoscopia, uma vez que a sedação pode fazer com que ele precise de ajuda para se locomover na volta para casa.

Não há contraindicações para a realização da endoscopia, embora o ideal seja que pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou neurológicos avisem antecipadamente sobre essas condições. Com isso, o Gastroenterologista São Paulo responsável pelo procedimento pode se preparar para que o procedimento seja feito com todo o cuidado necessário às condições de saúde do paciente.

Quais são os cuidados após o exame? - Endoscopia São Paulo

Após o exame de endoscopia, o paciente precisa permanecer por um período no local do exame, até ser liberado pelo Gastroenterologista São Paulo, que avaliará as suas condições e, no dia, o paciente não poderá realizar atividades que envolvam riscos ou exijam concentração. Além disso, podem ocorrer sintomas como leve irritação na garganta, pigarro, cólica ou gases e reações alérgicas leves, mas todos esses sintomas são passageiros.

A endoscopia é um exame extremamente importante para auxiliar no diagnóstico e no tratamento de várias doenças. Se você apresentar qualquer um dos sintomas citados, lembre-se: Você pode encontrar um gastroenterologista especialista no exame, credenciado e verificado, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Gastroenterologista São Paulo e Endoscopia São Paulo, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Quiropraxia Itaim Bibi
Quiropraxia Itaim Bibi

A quiropraxia é uma profissão reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na qual os profissionais realizam o diagnóstico, tratamento e prevenção de diversos problemas do sistema neuro-músculo-esquelético, como, por exemplo, a subluxação — um pequeno desvio dos ossos da coluna, que acaba prejudicando o funcionamento dos músculos próximos à região afetada.

Desenvolvida em 1895, nos Estados Unidos, a partir dos estudos do médico Daniel David Palmer. Palmer tratava seus pacientes através de manobras manuais e ao longo de sua atuação, conseguiu estabelecer algumas relações entre o alinhamento da coluna vertebral e diversas doenças. Desde então, a quiropraxia foi sendo aperfeiçoada e atualmente, está entre as três maiores profissões de saúde na América do Norte e na Europa.

Os profissionais da área são conhecidos como quiropraxistas e estão capacitados para realizar uma série de técnicas para promover o alinhamento  correto da coluna e de outras regiões do corpo, aliviar dores, aumentar o fluxo sanguíneo e proporcionar uma sensação de relaxamento e bem-estar aos pacientes.

Quiropraxia Itaim Bibi

  • Você sabe onde pode encontrar um Quiropraxista qualificado? - Quiropraxia Itaim Bibi

Assim como qualquer profissional, antes de realizar a sua primeira consulta com um quiropraxista, você deve procurar por um profissional de confiança, com recomendações e em uma plataforma segura. Esse é o caso da Guia Saúde, uma plataforma que reúne apenas profissionais certificados e verificados!

Em  Itaim Bibi, bairro situado na Zona Oeste da cidade de São Paulo, você encontra uma gama de Quiropraxistas, prontos para cuidar de você e te proporcionar muito mais qualidade de vida!

Para facilitar a sua busca por esse profissional, ao longo do texto, iremos nos referir a especialidade como Quiropraxia Itaim Bibi e ao especialista como Quiropraxista Itaim Bibi. Dessa forma, basta você copiar os termos e colá-los no Google ou no buscador do nosso site.

Quiropraxia Itaim Bibi

Na Guia Saúde, prezamos pela sua praticidade!

Quiropraxia Itaim Bibi

Continue sua leitura a seguir

Quiropraxia Itaim Bibi

  • Como são realizados os tratamentos de quiropraxia? - Quiropraxia Itaim Bibi

O tratamento quiroprático é realizado através de sessões de quase meia hora, com o objetivo de corrigir ou prevenir problemas articulares. Na Quiropraxia Itaim Bibi, existem diversas técnicas  para restaurar a movimentação articular, majoritariamente realizadas através de manobras e movimentos que utilizam apenas as mãos, mas, de acordo com as condições de cada paciente, alguns equipamentos também podem ser utilizados.

Quiropraxia Itaim Bibi

  • Como é feito o Diagnóstico Quiroprático? - Quiropraxia Itaim Bibi

Normalmente, a primeira sessão é destinada à avaliação do paciente e dura cerca de uma hora. Nela, o paciente passa por uma anamnese e por um exame clínico minucioso, que inclui análise postural, a realização de testes ortopédicos e neurológicos e a palpação cuidadosa das articulações, músculos e outras estruturas afetadas.

Caso sejam necessários, exames complementares como radiografia, tomografia e ressonância magnética também serão solicitados. Após traçar o diagnóstico, o quiropraxista define o plano de tratamento e as técnicas apropriadas para tratar aquele paciente, de forma individualizada.

Quiropraxia Itaim Bibi

  • Quais são as principais doenças tratadas com a quiropraxia? - Quiropraxia Itaim Bibi

A Quiropraxia Itaim Bibi contribui para o tratamento de uma série de problemas e doenças, principalmente aquelas que não necessitam do uso de medicamentos ou tratamentos invasivos para serem controladas. Entre as principais condições tratadas pelos Quiropraxistas Itaim Bibi, podemos citar.

- Tensões musculares;

- Hérnia de disco e dor ciática;

- Lesões ou acidentes variados;

- Fibromialgia;

- Dores nos ombros;

- Dores no pescoço;

- Dores de cabeça;

- Dores nas costas;

- Dor lombar;

- Problemas em articulações do ombro, cotovelo, joelho, tornozelo e outras;

- Correção de postura.

Quiropraxia Itaim Bibi

  • Existem benefícios preventivos na prática da quiropraxia? - Quiropraxia Itaim Bibi

A Quiropraxia Itaim Bibi não deve ser realizada apenas por pessoas com as doenças citadas acima. Ela também pode ser realizada por outras pessoas, até mesmo por aquelas que não estejam apresentando incômodos na coluna, nas articulações ou no sistema neuro-músculo-esquelético. Entre os benefícios que a Quiropraxia Itaim Bibi proporciona, podemos citar:

- Fornece resultados rápidos, que podem ser percebidos logo após as primeiras sessões;

- Trata-se de um tratamento não invasivo e totalmente indolor, permitindo que diversas condições sejam tratadas sem o uso de medicamentos;

- Reduz a incidência de dores e problemas articulares na coluna ou nos músculos, favorecendo a realização de atividades do dia a dia;

- Contribui para uma melhora postural, alinhando pontos importantes da região da coluna;

- Promove uma melhora do bem-estar físico e mental do paciente;

- Contribui para a adoção de hábitos saudáveis.

Quiropraxia Itaim Bibi

  • Para quem a quiropraxia é indicada? - Quiropraxia Itaim Bibi

A Quiropraxia Itaim Bibi é indicada para todas as idades, desde crianças até idosos. O tratamento é individualizado e cada paciente será tratado através de técnicas específicas para a sua idade e condições físicas. Em resumo, a quiropraxia é indicada para:

- Crianças: Na infância, algumas brincadeiras ou até mesmo condições pré-existentes podem desencadear desvios posturais, lesões, entre outros problemas que provocam incômodos e dores, mas que podem ser resolvidos pelos Quiropraxistas Itaim Bibi.

- Jovens: Desvios posturais e lesões são problemas comuns em adolescentes, bem como questões emocionais, que também podem desencadear condições que afetam o sistema neuro-músculo-esquelético.

- Idosos: Um dos grupos mais beneficiados pela quiropraxia, os idosos costumam apresentar com maior frequência desvios nas articulações e nos músculos, assim como outros problemas comuns a essa faixa etária, como fibromialgia e hérnia de disco.

- Atletas: Praticantes de atividades esportivas apresentam maior risco de lesões, inflamações musculares e dores em articulações. Para esses pacientes, a quiropraxia pode ser uma grande aliada, utilizada no tratamento e na prevenção de possíveis lesões.

- Gestantes: A gestação é um processo que provoca grandes mudanças na vida de uma mulher, fazendo com que seu corpo passe por diversas adaptações físicas, do início até o fim da gravidez. O peso do bebê afeta a coluna e pode provocar disfunções que causam dor. Assim, a atuação do Quiropraxista Itaim Bibi auxilia na redução desses problemas e contribui para um aumento da qualidade da gestante.

Quiropraxia Itaim Bibi
Lembre-se: Você pode encontrar um quiropraxista, no site da Guia Saúde Cidades, ao pesquisar pelos termos Quiropraxia Itaim Bibi, ou ainda, trocando o nome da cidade pelo nome da cidade do seu interesse, repetindo apenas os termos da especialidade. Quiropraxia Itaim Bibi

Ver matéria
Entenda o que é Endometriose, causas, sintomas e tratamento - Endometriose São Paulo
Entenda o que é Endometriose, causas, sintomas e tratamento - Endometriose São Paulo

A endometriose é uma doença crônica inflamatória, provocada pelas células do tecido que reveste o útero: o endométrio. Durante a menstruação, as células do endométrio são normalmente expelidas, mas no caso de pacientes com endometriose, essas células migram no sentido oposto e acabam caindo nos ovários ou na cavidade abdominal, provocando uma lesão endometriótica.

 

O estado de São Paulo, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento da endometriose e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista São Paulo ou Endometriose São Paulo.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista São Paulo e ao procedimento como Endometriose São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Endometriose São Paulo: Como ocorre a doença? - Ginecologista São Paulo

O endométrio é a mucosa que reveste a parede interna do útero e todos os meses, essa mucosa se torna mais espessa para que o óvulo, ao ser fecundado, possa ser implantado nele. Quando não ocorre a fecundação do óvulo, a maior parte do endométrio descama e é eliminada durante a menstruação. Após o período menstrual, a mucosa volta a crescer e o processo irá se repetir durante o próximo ciclo menstrual.

 

Nesta afecção, o funcionamento natural do organismo é modificado, o que provoca a inflamação das células do endométrio, que ao invés de serem expelidas, migram no sentido contrário e caem nos ovários ou na cavidade abdominal. Lá, voltam a se multiplicar e provocam sangramento intenso, além de outros sintomas que serão abordados ao longo deste artigo.

 

Endometriose São Paulo: Quais são as causas da doença? - Ginecologista São Paulo

Uma das teorias que pode explicar o seu surgimento é o movimento migratório das células do endométrio no sentido contrário ao seu natural, que reflui através das tubas uterinas durante o período menstrual e se depositam em outros órgãos. Outras hipóteses para o surgimento da doença são os fatores genéticos, já que em alguns casos a endometriose é comum entre parentes de primeiro grau de mulheres com a doença, e possíveis comprometimentos no sistema imunológico.

 

Endometriose São Paulo: Quais são os principais sintomas da doença? - Ginecologista São Paulo

Os principais sintomas da doença, quando presentes (por vezes, a endometriose é assintomática), são:

 

  • Dor que precede o período menstrual;
  • Cólica menstrual intensa que, conforme a doença progride, pode provocar dores incapacitantes e comprometer a mulher na realização de suas atividades diárias;
  • Fluxo menstrual mais intenso do que o normal;
  • Dispareunia (dor durante a relação sexual);
  • Infertilidade, que acomete cerca de 40% das pacientes com esta afecção.

 

Endometriose São Paulo: Como é realizado o diagnóstico da doença? - Ginecologista São Paulo

Quando a paciente apresenta os sintomas característicos da doença, descritos acima, ou infertilidade sem explicação aparente, o Ginecologista São Paulo pode suspeitar de um quadro de endometriose e solicitar um exame pélvico, onde será possível verificar se a paciente sente dores ou apresenta sensibilidade excessiva na região. Os exames clínicos também devem ser solicitados pelo  Ginecologista São Paulo, permitindo também verificar a presença de um nódulo ou de uma massa de tecido atrás do útero ou próxima aos ovários.

 

Os exames laboratoriais e de imagem, solicitados pelo Ginecologista São Paulo, possibilitam visualizar as lesões de forma pouco invasiva, uma vez que o tecido endometrial possui características únicas e que podem ser observados através de uma ultrassonografia ou por uma ressonância magnética.

 

A doença também pode ser diagnosticada através de uma laparoscopia, a qual possibilita ao Ginecologista São Paulo examinar a cavidade abdominal com o auxílio de um tubo de visualização fino, com o qual se verifica diretamente se há ou não tecido endometrial presente.

 

Endometriose São Paulo: Como é feito o tratamento? - Ginecologista São Paulo

O tratamento para a endometriose varia de acordo com os sintomas apresentados pela paciente e se a mesma planeja ou não uma futura gravidez, levando em consideração também fatores como a idade da paciente e o estágio de desenvolvimento da endometriose.

 

De maneira geral, os medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem ser administrados para aliviar a dor, sendo suficiente para tratar quadros onde os sintomas são leves e a paciente não possui pretensões futuras de engravidar.

 

Alguns outros medicamentos podem ser receitados com o objetivo de inibir a atividade dos ovários e, com isso, retardar o crescimento do tecido endometrial e consequentemente, reduzir a dor e o sangramento.

 

  • Contraceptivos orais;
  • Progestinas;
  • Agonistas de GnRH;
  • Elagolix;
  • Danazol.

 

No entanto, existem chances de que esses medicamentos não sejam capazes de eliminar a endometriose, e mesmo que consigam, a afecção pode voltar depois que a terapia medicamentosa é interrompida. Após o tratamento com medicamentos, as taxas de fertilidade podem variar de 40% a 60%, mas é importante ressaltar que os medicamentos não alteram as taxas de pacientes com endometriose mínima ou leve.

 

Endometriose São Paulo: Cirurgia para endometriose - Ginecologista São Paulo

A cirurgia para tratar a endometriose visa retirar as lesões provocadas pela doença, que podem comprometer os órgãos pélvicos e a anatomia natural da mulher. Ao contrário do tratamento clínico, a cirurgia pode curar permanentemente os danos provocados pela endometriose, porém ela só é indicada em casos onde existe a presença de células endometriais na parte externa do útero e que podem gerar sérias complicações.

 

Geralmente, os procedimentos cirúrgicos são realizados a partir de uma laparoscopia abdominal, feita através de uma pequena incisão próxima ao umbigo.  Durante a cirurgia, o Ginecologista São Paulo retira o máximo de tecido endometrial ectópico possível, sem provocar danos aos ovários. Assim, a capacidade da mulher de ter filhos pode ser preservada.

 

A remoção do útero por meio de uma histerectomia, pode ser recomendada para mulheres que não possuem planos futuros de engravidar e especialmente, quando os medicamentos utilizados não aliviam a dor pélvica ou abdominal.


Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento da endometriose no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista São Paulo ou Endometriose São Paulo, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Dispareunia: É normal sentir dores durante uma relação sexual? - Dispareunia São Paulo
Dispareunia: É normal sentir dores durante uma relação sexual? - Dispareunia São Paulo

A dispareunia, nome científico para designar qualquer tipo de dor que surja na relação sexual, pode ocorrer durante ou após o ato e não deve ser ignorada em nenhum dos casos, mesmo que tenha se manifestado poucas vezes. Porém, muitas mulheres se queixam por acreditarem que o problema está no formato da sua vagina ou por terem vergonha de procurar ajuda médica. As dores podem atingir vagina, uretra, bexiga, pelve (baixo ventre), ocorrer em todas as relações ou apenas em algumas, surgir independentemente da posição e estarem ou não relacionadas ao uso de preservativo.

O estado de São Paulo, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento da dispareunia e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista São Paulo ou Dispareunia São Paulo.

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista São Paulo e ao problema como Dispareunia São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

O que é a dispareunia? - Dispareunia São Paulo

A dispareunia é mais comum do que se imagina, dificultando não só a relação sexual, mas comprometendo a rotina da mulher, já que impede qualquer tipo de penetração, inclusive na hora de fazer exames ginecológicos. Ela pode ser classificada em dois tipos: superficial, quando ocorre em torno da abertura da vagina (geralmente no ato da penetração), ou profunda, quando a dor é sentida dentro da pelve (geralmente durante o movimento peniano). Em ambos os casos, as características da dor são as mesmas e se manifestam em forma de ardência ou semelhante a uma cólica muito forte.

 

Quais doenças podem provocar dores durante a relação sexual? - Dispareunia São Paulo

A recomendação inicial é procurar ajuda especializada ao primeiro sinal de dor, e não postergar, imaginando que o desconforto vá passar com o tempo. O Ginecologista São Paulo poderá solicitar exames como ultrassom, papanicolau e exames de urina, podendo assim se certificar de que o desconforto não é sinal de alguns problemas comuns.

No caso de dores superficiais, algumas possíveis causas podem ser físicas estão relacionadas a infecções genitais como herpes e candidíase (causando bastante ardência, já que a área da vulva fica inflamada), vaginismo (condição na qual a musculatura pélvica se contrai involuntariamente, tornando a penetração inviável) e sensibilidade aumentada na área vaginal. A dor profunda as causas físicas podem estar relacionados à endometriose, doença costuma ser uma das grandes responsáveis pela dor durante o ato sexual, em decorrência do quadro inflamatório que provoca na pelve.

Cistos no ovário e cicatrizes na região pélvica provindas de alguma infecção, cirurgia ou radioterapia também podem se manifestar com dor durante o sexo. Outro fator que requer atenção é a menopausa, pois nessa fase pode haver ressecamento vaginal por conta da diminuição do nível de estrogênio.

 

A importância de se estar atento aos fatores emocionais - Dispareunia São Paulo

As causas da dispareunia podem estar relacionadas a fatores emociaonais e como o sexo ainda é tabu para muitas mulheres, esses fatores dificultam a busca por informações. Existem pacientes que sentem o desconforto desde a primeira relação sexual e ao invés de encarar o sintoma como um problema a ser tratado, muitas mulheres podem pensar que é algo comum, negligenciando o tratamento. O cenário é ainda mais delicado se a mulher tiver passado por experiências traumáticas relacionadas à sexualidade, incluindo abuso e repressão por questões de gênero, situações frequentes no Brasil.

A dor pode surgir quando a mulher está com medo do contato íntimo por qualquer motivo, ou quando sente forte insegurança em relação à sua imagem, por exemplo. Esses fatores fazem com que ela não se sinta relaxada, o que dificulta a lubrificação vaginal e, consequentemente, provoca dor e desconforto. Nesses casos, é importante o acompanhamento com um Ginecologista São Paulo o quanto antes, assim como com um psicólogo.

 

Como é feito o tratamento da dispareunia? - Dispareunia São Paulo

Quando a paciente sente dor durante uma relação sexual, o mais importante é descobrir a origem da dor e buscar ajuda especializada. O diagnóstico é fundamental, sendo primordial marcar uma consulta com um Ginecologista São Paulo para verificar se existe alguma doença ligada a esse sintoma. O tratamento pode ser realizado com antifúngicos e antibióticos, mas para pacientes com endometriose, existem diversas opções de tratamento cirúrgico ou clínico.

Nos casos de vaginismo, sessões de fisioterapia pélvica podem ajudar, sendo comum treinar a capacidade de se ter algo dentro da vagina, iniciando com a inserção, pela própria mulher, de objetos chamados dilatadores. Quando a questão está ligada aos fatores emocionais, é necessário realizar um acompanhamento psicológico.

Somente após avaliações e a realização de exames, o Ginecologista São Paulo poderá recomendar um tratamento apropriado. Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento da dispareunia, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista São Paulo ou Dispareunia São Paulo, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Quando se deve ir ao Ginecologista?
Quando se deve ir ao Ginecologista?

O ginecologista é o especialista médico responsável por cuidar do aparelho reprodutor feminino, cuidando assim da saúde das mulheres como um todo, mas com foco no aparelho reprodutor. O estado de São Paulo reúne diversos  ginecologistas e para facilitar a sua busca por um profissional certificado e verificado, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Ginecologista São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

Quando se deve ir ao Ginecologista?

A primeira visita ao Ginecologista São Paulo deve ocorrer a partir da primeira menstruação, sendo que as consultas posteriores devem acontecer em seguida pelo menos uma vez ao ano. O Ginecologista São Paulo poderá orientar a respeito dos métodos contraceptivos, realizar a prevenção e diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, e na realização de exames preventivos, como o papanicolau, que ajuda a identificar alterações no útero, de maneira precoce.

Quais são os principais exames realizados pelo Ginecologista?

Papanicolau: Esse exame é indicado para mulheres a partir de seus 25 anos de idade, podendo diagnosticar o câncer de colo de útero e deve ser feito anualmente.

Sorologias: Esses são os exames de sangue para a identificação de doenças, sendo fundamentais para o diagnóstico e tratamento.

Ultrassonografia transvaginal: Esse exame pode ser solicitado quando a paciente sofre alterações no ciclo menstrual, dores pélvicas, queixas de infertilidade ou quando se está no período da menopausa.

Mamografia: Esse exame é indicado a partir dos 40 anos, pode ser realizado antes dessa idade, caso a paciente relate algum fator de risco para o desenvolvimento de doenças, como o câncer de mama.

Lembre-se, você pode encontrar ginecologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista São Paulo, ou trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.



Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA