A Terapia Imunobiológica é um tipo de tratamento que surgiu em 1998. Até hoje vem sendo muito utilizado para combater e controlar doenças inflamatórias e autoimunes. Dentre as doenças nas quais mais se utiliza esse processo terapêutico, estão: a artrite psoriásica, a artrite reumatoide, a artrite juvenil, a espondilite anquilosante, a lúpus eritematoso sistêmico. Outras doenças incluem a doença inflamatória intestinal e a esclerose múltipla.
Mas afinal, do que se trata a terapia imunobiológica?
A terapia imunobiológica é um grande avanço da Medicina, possibilitada graças aos significativos avanços da biologia molecular. Nesse tipo de tratamento, utilizam-se agentes biológicos para tratar doenças de base inflamatória, como por exemplo o reumatismo. Em geral são anticorpos ou derivados dirigidos contra proteínas chave da inflamação.
Vale acrescentar que esse tipo de processo se demonstra muito mais eficaz do que os tratamentos convencionais geralmente aplicados, uma vez que é capaz de trazer uma melhora significativa para os pacientes em um curto intervalo de tempo. Em alguns casos, é possível até mesmo alcançar a reversão da doença.