Bom meus amigos, quero explicar um pouco sobre a trajetória para sermos um Cirurgião Plástico membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).
Bom, antes de tudo, vou falar da jornada para se tornar um cirurgião plástico:
Ao final desses últimos 3 anos, aprendendo a indicar os melhores procedimentos cirúrgicos para cada caso, a tratar os mais variáveis tipos de complicações pós-operatórias, e a cuidar, da melhor forma possível, dos seus pacientes. Finalmente, para obter o título de especialista, são testados os seus conhecimentos de cirurgia estética e reparadora (1 prova teórica, 1 prova prática, e análise curricular). Se aprovado, o cirurgião plástico torna-se membro da SBCP.
Como eu passei em primeiro lugar na prova da PUC-SP, eu foi premiado com uma bolsa de estudosi do MEC - e então já tinha o título de especialista pelo MEC. Mesmo assim quis prestar a prova da SBCP e consegui o título de especialista. Dessa forma, oferecendo mais segurança para o paciente de que este profissional está habilitado para exercer a cirurgia plástica.
Esta formação, é apenas o início de um aperfeiçoamento constante do cirurgião plástico, portanto, se você pretende realizar procedimentos estéticos e reparadores procure sempre um cirurgião credenciado, pelo site da SBCP, visitando o site www2.cirurgiaplastica.org.br
No Brasil, todos especialistas estão nesse site.
A Abdominoplastia é um procedimento cirúrgico para remover o excesso de pele e gordura do abdômen e para reposicionar os músculos da parede abdominal. Com a gravidez ou perda de peso os músculos retos da parede abdominal têm tendência para se afastar e, por isso, dar um ar mais redondo ao abdômen. Nessas situações, a pele também perde elasticidade, por vezes ganha estrias, torna-se mais flácida e forma pregas que a abdominoplastia permite melhorar.
A aplicação da ácido hialurônico, como o próprio nome diz, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Ela é usada para paralisar os músculos causadores das linhas de expressão. Popularmente conhecida como Ácido Hialurônico. O procedimento relaxa a musculatura de forma a relaxar a aparência das rugas já existentes e prevenir o surgimento das rugas mais profundas.
Lifting facial, ritidoplastia ou simplesmente cirurgia de rejuvenescimento facial. A técnica é capaz de minimizar a flacidez e as rugas de forma rápida restaurando a jovialidade do rosto. Quando combinada com tratamentos complementares é capaz de melhorar muito as rugas e flacidez, rejuvenescendo e melhorando a auto estima.
A gluteoplastia é o procedimento para aumento do bumbum, como o objetivo de remodelar a região, restaurando o contorno, a forma e o tamanho dos glúteos, com objetivos estéticos ou para corrigir deformidades, por sequelas de acidentes, ou doenças, por exemplo.
Geralmente, a cirurgia é feita com o implante de próteses de silicone, mas outra opção é o enxerto de gordura retirado da lipoaspiração de outro local do corpo, e costuma gerar bons resultados estéticos, com poucas cicatrizes.
A cirurgia de mamoplastia redutora está indicada para pacientes que possuem grandes volumes mamários acarretando problemas de saúde, tais como: dores na coluna vertebral (devido ao peso), dificuldade de movimentação, dificuldade na realização de exercícios físicos, irritações cutâneas e baixa auto estima.
A mamoplastia de aumento tem como objetivo acrescentar volume às mamas. Esse procedimento tem como elemento principal a implantação de próteses de silicone. A cirurgia pode ser indicada quando a mulher apresenta mamas pequenas, assimétricas ou fazendo parte de procedimentos como maxtopexia, redução de mama ou reconstrução mamária em pacientes que trataram o câncer de mama.
Diferente do que muitos pacientes pensam, os procedimentos de lipoaspiração não visam ao emagrecimento. A lipo lad vem ganhando popularidade e despertando algumas curiosidades. Sua função é remover o excesso de gordura e promover a definição do contorno dos músculos. Esta cirurgia é indicada para pessoas que
tenham o IMC adequado e que já possuem hábitos
saudáveis a fim de garantir a manutenção dos resultados
obtidos a longo prazo.
O queixo duplo - ou papada - é caracterizado pelo excesso de gordura na região abaixo do queixo.
Quando se torna um incômodo, a lipoaspiração pode ser realizada para solucionar o problema. Mas lembre-se: o procedimento sempre deve ser realizado por um cirurgião plástico, a fim de evitar complicações e resultados diferentes do esperado.
Associação de 2 técnicas inovadoras
Rinoplastia preservadora + Rinoplastia estruturada mistura das técnicas preservadora e estruturada para o aperfeiçoamento da cirurgia plástica do nariz. A técnica consiste basicamente em mudar as formas do dorso do nariz preservando ligamentos e cartilagens, porém mudando as formas dos mesmos como se fosse uma escultura. Tudo isso associado a técnicas de estruturação da ponta do nariz, que utiliza enxertos de cartilagem do próprio paciente para termos mais estabilidade dos resultados, corrigindo a "ponta caída".
A otoplastia é o procedimento que visa corrigir orelhas proeminentes, popularmente chamadas de "orelhas em abano".