O dreno possui como principal função aspirar algum líquido, que possa ter se acumulado no local da cirurgia, principalmente ao longo dos primeiros dias. O seu uso é frequente em cirurgias como abdominoplastia e em algumas cirurgias mamárias, como as mastopexias.
O uso do dreno não costuma provocar dores, já que este é feito de silicone. Contudo, o seu uso demanda alguns cuidados, principalmente para que a paciente não arranque o dreno, inadvertidamente.
Ele é fixado com pontos, que podem arrebentar facilmente caso ocorra uma tração exagerada no local.
A retirada é realizada no consultório, na consulta de revisão, através de uma tração delicada. Os drenos são retirados de acordo com a evolução de cada paciente, e o seu tempo de permanência é variável, mas possui uma média de 5 a 7 dias.
O uso do dreno é um importante aliado no pós-operatório de cirurgia plástica, evitando o acúmulo excessivo de líquidos no local operado, já que reduz o risco de complicações que possam vir a prejudicar o resultado da cirurgia.
Comente: Você sabia da importância do dreno no pós-operatório? Aproveite também para comentar as suas dúvidas remanescentes, estou à disposição para esclarecê-las!