A Dieta Cetogênica é restrita em carboidratos (açúcares), adequada em PROTEÍNAS e rica em LIPÍDEOS (gorduras), rigidamente calculada para cada paciente. Leva a produção de corpos cetônicos no organismo, que serão a fonte de energia utilizado pelo cérebro, geralmente o nosso organismo utiliza os carboidratos (açúcar, pão, massas) como “combustível” de energia, nessa dieta, este “combustível” passa a ser a gordura
É utilizada principalmente para tratamento, em algumas patologias, porém pode ser utiliza no processo de EMAGRECIMENTO. É indicada frequentemente na síndrome de Lennox Gastaut, síndrome de Doose, síndrome de Dravet, síndrome de West, esclerose tuberosa, doenças mitocondriais e, é o tratamento de primeira linha na síndrome da deficiência de GLUT-1 e na deficiência de piruvato desidrogenase, em desordens neurológicas como doença de Alzheimer, esclerose lateral amiotrófica, autismo, tumor cerebral, enxaqueca, transtorno bipolar, compulsão alimentar, traumas cerebrais, dores e inflamações, doença de Parkinson e desordens do sono.
Mas assim como qualquer outra dieta, o acompanhada por um profissional é primordial, pois é necessário avaliar se é recomendada para você, seu tempo de utilização e efeitos colaterais.
A dieta Cetogenica não é completa na quantidade de vitaminas e minerais necessária ao nosso organismo diariamente. Por este motivo, é necessário sempre a suplementação com vitaminas, minerais como cálcio e vitamina D, selênio, ferro, ácido fólico e outras vitaminas; ou o uso de uma fórmula nutricional Cetogenica.
Esta não é uma dieta para a vida toda, alguns pacientes tem melhora em algumas semanas, enquanto outras demoram mais tempo. São necessários 3 meses de compromisso para que se possa decidir se a dieta é eficaz.
Não busque uma dieta na internet e faça sozinho, isso pode te trazer muitos problemas, vá até um profissional e veja o que é melhor para você dentro da sua realidade e seu histórico de saúde.