A depressão é uma condição mental comum que se apresenta com humor deprimido, redução da energia, perda de interesse ou prazer e diminuição da atividade. Em geral apresenta problemas de sono , alteração no apetite, sentimentos de culpa e indignação, baixa auto estima, baixa auto confiança e ansiedade. O transtorno depressivo é um dos fatores mais importantes para diminuição da expectativa de vida na atualidade .
A depressão reflete não somente em dificuldades no trabalho, no convívio social como também pode ter causa e consequência prejudicada por escolhas ou falhas alimentares . Durante a depressão, a ingestão alimentar pode cessar completamente; portanto a nutrição é essencial para a reabilitação dos problemas de saúde mental.
Estudos têm demonstrado que o omega 3, as vitaminas do complexo B e os polifenóis podem ser usados na terapia anti depressiva por suprimirem a neuroinflamação e o estresse oxidativo.
Outros estudos também mostraram evidências que a microbiota intestinal pode influenciar no funcionamento do sistema nervoso central. Algumas cepas específicas tem papel determinante no tratamento da depressão.
Outras observações foram feitas com baixos níveis de vitamina D, magnésio, ácido fólico em pacientes com diagnóstico de depressão, destacando a importância destes nutrientes nos quadros depressivos.
A literatura mostra que mais estudos com outros nutrientes estão sendo realizados mas já podemos beneficiar os pacientes depressivos utilizando suplementos orais e injetáveis!