Até que idade é normal a criança apresentar trocas na fala?

Até que idade é normal a criança apresentar trocas na fala?
Até que idade é normal a criança apresentar trocas na fala?

Os bebês geralmente iniciam suas primeiras palavras por volta dos 18 meses de idade, onde para a maioria dos bebês a aquisição dos fonemas ocorrem de acordo com o grau de dificuldade de articulação.  

Existe uma idade esperada para aquisição de cada som da fala, ao qual os pais devem ficar atentos e espera-se que até os 5 anos de idade a criança já fale de forma correta usando todos os sons na fala. 

Etapas do desenvolvimento dos sons conforme a idade das crianças: 

  • 18 meses: b, m; 
  • 2 anos: p, t, d, n; 
  • 2 anos e meio: k, g, nh; 
  • 3 anos: f, v, s, z; 
  • 3 anos e meio: x (ch), j (ge – gi); 
  • 4 anos: l, lh, r, rr, s e r intermediários e encontros consonantais; 
  • 5 anos: desenvolvimento completo.  

Porém em algumas crianças este processo não ocorre gerando o desvio fonológico ou desvio fonético, que são duas formas de alterações em que ocorrem as trocas na fala

 

O Desvio Fonológico é uma dificuldade na fala caracterizada pela troca de letras, omissão de determinados sons, troca de uma palavra por outra similar ou a produção inadequada dos sons. O problema é ligado à percepção do indivíduo a respeito dos padrões de cada som, ocorre porque a criança não adquiriu o fonema esperado para a idade, mesmo com todas as condições neurológicas, auditivas e musculares intactas. 

Por outro lado, o Desvio Fonético é uma alteração de fala que ocorre quando a criança possui alguma alteração na sua musculatura facial ou mesmo na sua dentição, que altere a produção adequada dos sons. Geralmente o desvio fonético ocorre quando se tem frênulo da língua curto, mais conhecido como língua presa, onde impede a movimentação adequada da língua para produzir os sons; alterações  na dentição (como no uso prolongado de chupetas) que prejudicam os movimentos adequados gerando distorções dos sons e os ceceios linguais. 

 

Dicas para estimular a fala das crianças: 

 

  • Cante com e para a criança. Isso desenvolve as habilidades auditivas como ritmo, rima, entonação; 
  • Leia histórias para a criança, para estimular a ampliação do vocabulário; 
  • Auxilie a criança a contar fatos da vida diária. Exemplo: A mãe vai ao parque com a criança e mais tarde, reproduz juntamente com ela, o fato ocorrido ao pai, ao avô... 
  • Estimule a criança a pedir as coisas falando e não somente apontando; 
  • Sempre pronunciar a palavra de maneira correta, utilizando-a dentro de um contexto, para que a criança possa armazenar de maneira correta e conseguir utilizá-la em outro momento. Não se deve usar os diminutivos ou trocar alguns sons das palavras, pois como a criança imita o adulto e ainda não conhece os sons corretos das palavras, irá repetir de maneira incorreta. Exemplo: quando a criança aponta a bola ou pede: “boia” (bola), o adulto pode estimular, falando: “Ah! você quer a bola!”; 
  • É sempre muito importante conversar com a criança na sua direção, para que ela possa observar a produção da fala do outro, recebendo assim um estímulo visual e auditivo.  

 

Existem trocas de sons aceitáveis ou não para cada idade, caso o seu filho realize trocas de sons na fala, procure um fonoaudiólogo para avaliação e orientação adequada.  

Texto escrito por:
Anne Benedito
Fonoaudiologa
Maringá / PR

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