Os bebês geralmente iniciam suas primeiras palavras por volta dos 18 meses de idade, onde para a maioria dos bebês a aquisição dos fonemas ocorrem de acordo com o grau de dificuldade de articulação.
Existe uma idade esperada para aquisição de cada som da fala, ao qual os pais devem ficar atentos e espera-se que até os 5 anos de idade a criança já fale de forma correta usando todos os sons na fala.
Etapas do desenvolvimento dos sons conforme a idade das crianças:
Porém em algumas crianças este processo não ocorre gerando o desvio fonológico ou desvio fonético, que são duas formas de alterações em que ocorrem as trocas na fala.
O Desvio Fonológico é uma dificuldade na fala caracterizada pela troca de letras, omissão de determinados sons, troca de uma palavra por outra similar ou a produção inadequada dos sons. O problema é ligado à percepção do indivíduo a respeito dos padrões de cada som, ocorre porque a criança não adquiriu o fonema esperado para a idade, mesmo com todas as condições neurológicas, auditivas e musculares intactas.
Por outro lado, o Desvio Fonético é uma alteração de fala que ocorre quando a criança possui alguma alteração na sua musculatura facial ou mesmo na sua dentição, que altere a produção adequada dos sons. Geralmente o desvio fonético ocorre quando se tem frênulo da língua curto, mais conhecido como língua presa, onde impede a movimentação adequada da língua para produzir os sons; alterações na dentição (como no uso prolongado de chupetas) que prejudicam os movimentos adequados gerando distorções dos sons e os ceceios linguais.
Dicas para estimular a fala das crianças:
Existem trocas de sons aceitáveis ou não para cada idade, caso o seu filho realize trocas de sons na fala, procure um fonoaudiólogo para avaliação e orientação adequada.