A presbiopia, popularmente conhecida como visão cansada, é um distúrbio ocular natural que se manifesta entre 40 e 45 anos. Porém, os hábitos de vida de cada pessoa podem fazer com que o quadro surja mais cedo ou mais tarde. A presbiopia acontece porque o cristalino (lente natural do olho) perde a elasticidade à medida que envelhece, o que resulta em uma crescente dificuldade em ver bem de perto.
Essa condição não causa perda de visão e nem apresenta grandes riscos para a saúde, mas exige atenção, por uma questão de qualidade de vida.
A dificuldade vai aumentando até os 60 anos e se estabiliza.
Por que esse distúrbio acontece?
Porque os músculos responsáveis por fazerem o foco, junto com o cristalino, perdem a flexibilidade e os movimentos ficam fracos. Por isso, há uma dificuldade em focar objetos, especialmente os que estão próximos.
Quais são os principais sintomas?
O principal sintoma é a perda da capacidade de ver ou ler objetos e textos que estão próximos ao rosto. Começa a ser perceptível a dificuldade em ler livros, jornais ou até mesmo ler algum texto no celular. O paciente, frequentemente, percebe essa dificuldade e afasta o celular, por exemplo, para conseguir ler. Esse é o sinal de alerta da presbiopia.
Essa condição também pode levar ao surgimento de dores de cabeça persistentes. Outros sintomas, menos comuns, são os olhos vermelhos, ressecados ou lacrimejando e a fotofobia.
Tratamento?
É indispensável contar com o apoio de um oftalmologista para fazer exames e diagnosticar a condição. A partir daí, o profissional recomendará as chamadas lentes de descanso (óculos de leitura), que, normalmente, são suficientes para esse tipo de distúrbio. Porém, há alguns casos em que é necessário recorrer à cirurgia. O médico oftalmologista indicará o melhor tipo de tratamento, de acordo com cada caso.