Você conhece a Videoendoscopia da Deglutição?

Você conhece a  Videoendoscopia da Deglutição?
Você conhece a  Videoendoscopia da Deglutição?

    A Videoendoscopia da Deglutição é um exame indolor, que permite a avaliação da deglutição normal e também a disfagia, que é a dificuldade para engolir alimentos e saliva.
     Dentre suas indicações, podemos citar os engasgos frequentes, sensação de bolo na garganta (globus faríngeo), dor para engolir (odinofagia), tosse persistente e doenças neurodegenrativas como o Alzheimer.
    O médico otorrinolaringologista introduz o endoscópio flexível através do nariz do paciente, possibilitando a visualização da laringe, faringe, e estruturas responsáveis pela deglutição.
    Após a introdução e o posicionamento do endoscópio, são ofertados alimentos corados com azul de anilina (corante de bolo).
    O aparelho permite que o médico verifique se a comida faz o trajeto natural até? chegar ao destino correto, ou por exemplo se está indo para o pulmão (o que pode trazer consequências graves).
    O exame é frequentemente realizado em conjunto com fonoaudiólogos, que, assim, podem ajudar a fazer o plano terapêutico.
    O exame pode ser realizado em consultório, à beira do leito (em pacientes internados) e em domicílio.

 

 

Médica otorrinolaringologista. Realizei minha especialização no Hospital Federal da Lagoa-RJ, onde ajudei a fundar o ambulatório de Disfagia. Possuo título de especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Cursei pós-graduação em Cirurgia Plástica da Face no Instituto Jurado - SP. Hoje sou coordenadora do Serviço de Otorrinolaringologia da Casa de Saúde São José-RJ.

Texto escrito por:
Ana Carolina Teles
Otorrinolaringologista
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email