A tricologia é uma área dentro da dermatologia, que estuda o couro cabeludo, o cabelo e os pelos. A palavra tricologia deriva do grego, das palavras thricos (cabelo) e logos (estudo), e mesmo que seja uma especialidade iniciada em 1902, ainda não é uma área muito muito conhecida pelos pacientes. A tricologia é uma especialidade, focada em encontrar soluções para algumas das condições que causam alterações na estrutura e no aspecto dos fios, como caspa, quebra, queda, calvície, infecções, fungos e aproximadamente 2.500 outras causas de problemas no couro cabeludo.
Para atuar na especialidade, um dermatologista precisa ser formado em medicina, mesmo que atualmente existam cursos técnicos que possibilitem uma especialização na área, mas de forma menos específica. No Brasil, devido ao valor que a população atribui à área da estética e a diversidade de estruturas de fios advindas da miscigenação, a tricologia é uma área em ascensão, fazendo com que o mercado possua cada vez mais profissionais gabaritados e disponha de diversos exames, para realização de um diagnóstico preciso.
O principal exame é a anamnese, sendo realizado através de entrevista e sendo fundamental para coletar informações importantes e analisar que outros exames devem ser solicitados. Na anamnese, perguntas sobre doenças familiares, procedimentos realizados no cabelo, uso de cosméticos, uso de medicamentos e fatores emocionais, são utilizadas para traçar um padrão e auxiliar no diagnóstico. Para que a terapia capilar seja eficaz, é necessário que o diagnóstico seja correto e assertivo, fazendo com que o médico possa solicitar um tricograma, analisando microscópicamente o cabelo.
O tricograma é um procedimento feito com uma amostra de 50 a 100 fios de uma área do couro cabeludo, traçando uma estimativa do ciclo de crescimento e queda de cada fio. Além de diagnosticar e indicar o tipo de tratamento a ser seguido, o especialista orientará o paciente sobre quais mudanças de hábito devem ser adotadas para auxiliar no tratamento. Após o diagnóstico, o médico indicará um tratamento adequado para as particularidades de cada paciente, variando entre medicamentos orais, injetáveis ou implantes capilares.
A tricologia tem se mostrado bastante eficiente quando unida a outras áreas que cuidam da saúde capilar, alcançado excelentes resultados no tratamento e na prevenção de alterações como a dermatite seborreica, psoríase, melanose solar, prurido do couro cabeludo, entre outras. Desta forma, é uma área que tem muito a contribuir para o bem-estar dos pacientes, auxiliando na recuperação da autoestima, no aumento da satisfação e contribuindo para saúde.