A Metformina e o diagnóstico de Insuficiência Cardíaca
Sei que já falei de metformina nos nossos posts, mas resolvi voltar a um tema tão importante, porque pacientes que usam a metformina têm um menor risco de desenvolver Insuficiência Cardíaca Congestiva.
A metformina é a representante das biguanidas, uma das classes de hipoglicemiantes orais. O mecanismo de ação é simples: diminuição da produção de glicose pelo fígado e aumento da captação dessa mesma glicose pelos músculos. Porém, seus benefícios não param por aqui: a metformina ajuda na redução da resistência à insulina.
Além da ação primária no metabolismo da glicose, a metformina não induz ganho de peso (de fato, pode até contribuir na redução), melhora o perfil lipídico (LDL e triglicerídeos) e não tem risco de hipoglicemia, como muitas pessoas relatam.
Outro aspecto importante é o econômico: a metformina hoje é parte do programa de Farmácia Popular, que distribui remédios de graça para a população com diabetes e/ou hipertensão.
Sendo assim, é o que eu sempre questiono: para que gastarmos em medicamentos caros se podemos usar medicamentos reposicionados?
Você sabe o que é um medicamento reposicionado?
Sabe para qual propósito foi desenvolvida/ estudada a metformina?
Deixe suas dúvidas a respeito da nossa grande aliada Metformina.