A Metformina e o diagnóstico de Insuficiência Cardíaca

A Metformina e o diagnóstico de Insuficiência Cardíaca
A Metformina e o diagnóstico de Insuficiência Cardíaca

A Metformina e o diagnóstico de Insuficiência Cardíaca  

Sei que já falei de metformina nos nossos posts, mas resolvi voltar a um tema tão importante, porque pacientes que usam a metformina têm um menor risco de desenvolver Insuficiência Cardíaca Congestiva. 

A metformina é a representante das biguanidas, uma das classes de hipoglicemiantes orais. O mecanismo de ação é simples: diminuição da produção de glicose pelo fígado e aumento da captação dessa mesma glicose pelos músculos. Porém, seus benefícios não param por aqui: a metformina ajuda na  redução da resistência à insulina. 

Além da ação primária no metabolismo da glicose, a metformina não induz ganho de peso (de fato, pode até contribuir na redução), melhora o perfil lipídico (LDL e triglicerídeos) e não tem risco de hipoglicemia, como muitas pessoas relatam. 
Outro aspecto importante é o econômico: a metformina hoje é parte do programa de Farmácia Popular, que distribui remédios de graça para a população com diabetes e/ou hipertensão.  

Sendo assim, é o que eu sempre questiono: para que gastarmos em medicamentos caros se podemos usar medicamentos reposicionados? 

Você sabe o que é um medicamento reposicionado? 

Sabe para qual propósito foi desenvolvida/ estudada a metformina?  

Deixe suas dúvidas a respeito da nossa grande aliada Metformina.

Texto escrito por:
Dr. Fernando Lamego
Cardiologista
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Sílvia Borges siqueira
16/06/2021
Muito bem atendida ! Atencioso e inteligente !

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email