Como o próprio nome já diz, esse tipo de ortodontia age no intuito de prevenir a instalação de problemas oclusais(mordida) ou de mal posicionamento dentário e isso ajuda a evitar que o paciente precise de um tratamento ortodôntico mais complexo no futuro. A ortodontia interceptativa atua nas dentaduras decídua e mista e a primeira consulta com o Ortodontista deve ocorrer a partir dos 5 anos de idade, período que antecede as trocas dentárias.
Existem muitas razões para que o tratamento precoce seja considerado, entre elas:
A possibilidade de obtenção de um melhor resultado, principalmente quando existe um problema esquelético instalado;
Alguns tratamentos só podem ser feitos em pacientes de pouca idade;
O tratamento precoce de hábitos viciosos, como por exemplo chupar o dedo ou chupeta, é mais fácil do que o tratamento depois de vários anos do hábito instalado;
Existem vantagens, do ponto de vista psicológico, no tratamento precoce de algumas crianças já que este pode melhorar muito a auto-estima das mesmas;
A possibilidade de diagnosticar uma respiração bucal, bruxismo ou apneia do sono, que se tratadas precocemente melhoram muito a qualidade de vida da criança.
Portanto, é de fundamental importância que os pais levem seus filhos para uma consulta ao Ortodontista entre os 5 e os 7 anos de idade, período que antecede as trocas dentárias, afinal, prevenir é simplificar.