Desde 1960, a acetilcisteína (NAC) está no topo dos 40 medicamentos considerados essenciais pela Organização Mundial da Saúde (OMS).?
A N-acetilcisteína, também conhecida como acetilcisteína ou N-acetil-cisteína (NAC), é um precursor do aminoácido L-cisteína, sendo esse de extrema importância para a formação da glutationa, um dos antioxidantes mais importantes do nosso organismo.
Esse aminoácido essencial ajuda a neutralizar os radicais livres que podem danificar nossas células e tecidos do corpo. A função imunológica da glutationa é extraordinária, já que pesquisadores acreditam que a NAC pode até contribuir para a longevidade. Suas propriedades antioxidantes também são importantes para combater doenças cardíacas, infertilidade, algumas condições psiquiátricas e até COVID.
Na rotina médica, seu uso clínico está direcionado ao tratamento de intoxicação exógena de paracetamol. Além disso, outra função da NAC é pertencer a classe de mucolíticos (diluidor do muco) em pessoas com doenças pulmonares, como bronquite crônica, enfisema, doença pulmonar obstrutiva crônica e fibrose cística.
Você conhecia todas as propriedades da N-acetilcisteína? Mas atenção: não se esqueça de ter um acompanhamento médico e/ou nutricional antes de suplementar qualquer substância.