As varizes dos membros inferiores se apresentam como uma doença muito prevalente, especialmente em mulheres. Seu surgimento tem origem genética, poém alguns fatores como hábitos de vida, hormônios, tabagismo, gestações e alimentaão desregulada podem colaborar com seu desenvolvimento.
Muitas vezes, essa doença pode evoluir com sintomas de peso, cansaço e dor nas pernas ao fim do dia. Nos casos mais graves podem causar com feridas, manchas acastanhadas nas pernas e inchaço. Em casos ainda mais avançados, evoluir para tromboflebites e trombose profunda.
Seu tratamento se baseia no uso de diversas estratégias terapêuticas. Entre as principais disponíveis estão a Escleroterapia líquida, Escleroterapia com espuma densa, Laser transdérmico, Microcirurgias, Cirurgias complxas e principalmente, a JUNÇÃO de mais uma técnica no mesmo paciente.
Nos últimos anos, avanços na tecnologia, e desenvolvimento de novas técnicas, permitiram melhoras no resultados. Equipamentos de Realidade Aumentada (foto ao lado) permitiram a identificação de veias antes invisíveis ao olho humano, conectadas ás microvarizes como "raízes" dessas veias mais finas. Esses euipamentos permitem o tratamento tanto das veias visíveis, quanto das que estão em uma profundidade não-visível da pele.
Além disso, a utilização dos equipamentos de Eco-Doppler (exame ultrassonográfico colorido da circulação) muitas vezes disponíveis no momento da consulta, permitiram melhor CLASSIFICAÇÃO dessas veias, indidualmente para cada paciente.
A evolução do LASER transdérmico também foi um passo fundamental para a melhora nesses resultados. O maior conhecimento do médico Angiologista da variáveis do laser e a junção de métodos (laser + escleroterapia na mesma veia) potencializou a abordagem e pode ser responsável por avanços na qualidade do tratamento.
Assim sendo, a medicina continua em constante evolução, o estudo e a ciência dos médicos especialistas permanecem sendo a peça fundamental na melhoria da saúde e na promoção da qualidade de vida. Converse sempre com o seu angiologista, para a avaliação e a escolha da melhor opção para o seu caso, no tratamento de varizes.