A rinite é a doença crônica com inflamação da mucosa do nariz mais prevalente na infância. Sua associação com outras doenças, como asma, conjuntivite e rinossinusite provoca um grande impacto na saúde das crianças, com diminuição da qualidade de vida.
A rinite pode se manifestar de diversas formas: alérgica e não alérgica, infecciosa, aguda ou crônica.
Na rinite alérgica, os sintomas se iniciam após exposição a alérgenos ambientais como poeira (ácaros), pólen, fungos, epitélio de animais, entre outros, que desencadeiam uma resposta imunológica que pode resultar em sintomas crônicos e recorrentes.
O fator genético e hereditário é marcante na rinite alérgica, que pode iniciar em qualquer idade da vida, embora seja mais comum na infância e adolescência, e atinge igualmente meninos e meninas.
Sintomas:
• Espirros
• Coriza aquosa
• Obstrução nasal
• Coceira nasal
• Em geral acompanha-se de coceira ocular e lacrimejamento
Diagnóstico
É baseado no histórico clínico e achados do exame físico do paciente, podendo ser auxiliado pela realização de testes alérgicos que podem identificar o agente causador (alérgeno).
Tratamento:
O tratamento é feito com medicações que controlam a inflamação da mucosa nasal por longos períodos.
Além do tratamento medicamentoso, devemos lembrar, que a higiene ambientalista é fundamental para o controle da rinite nos pacientes alérgicos, como a limpeza adequada da casa e evitar os alérgenos e irritantes ambientais