A Harmonização Orofacial é uma das especialidades odontológicas mais desejadas pelos pacientes na atualidade. O paciente que busca por intervenções na face e cavidade oral, quer mudança, quer harmonia em um conjunto orofacial, o que geralmente acontece quando sua imagem não traduz sua personalidade e na maioria das vezes, essas mudanças mesmo que sutis, elevam a auto-estima, o bem estar social, mental e mudam a sua qualidade de vida.
O conceito de Harmonização Orofacial (HOF) é justamente sobre um conjunto de procedimentos responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face. Nele são propostos inúmeros tratamentos para face, sobre tudo, buscando o rejuvenescimento facial. Diante disso, são trabalhadas as medidas faciais e dentais, visando as “proporções áureas”, que tornam a face e o sorriso bonitos e harmoniosos. A Odontologia da atualidade, busca não somente oferecer um sorriso bonito, correto e saudável ao paciente, mas combinando-o com a estrutura da face, valorizando traços e anatomia do rosto. Dentre os tratamentos mais procurados estão: ácido hialurônico (Ácido Hialurônico), preenchimento facial com ácido hialurônico (lábios, olheira, bigode chinês, malar,etc), fios faciais de sustentação, cirurgia de Bichectomia e papada, bioestimuladores de colágeno (Scultpra e Radisse), jato de plasma, etc.
O cirurgiões-dentistas estão entre os profissionais mais preparados e qualificados para o emprego dos recursos aplicados à prática da HOF. Seja pelo conhecimento científico e/ou pelo domínio das técnicas. Nós levamos vantagem inicial sobre diversos outros profissionais na área da saúde, uma vez que o estudo das regiões anatômicas da face é amplo e profundo durante o curso de graduação em Odontologia, englobando um número de horas-aula e abordagens nessa área específica muitas vezes superior dos outros cursos de graduação de outras profissões. São 5 anos somente na faculdade estudando a fundo a região de cabeça e pescoço, fora as pós graduações, especializações, cursos desde de técnicas para iniciantes aos mais avançados, cursos em excelência no exterior como os do MARC Institute (anatomia em cadáveres frescos), na Universidade de Harvard com professores locais, NY University e por aí vai. Vale lembrar a celebre definição de Odontologia preferida pelo Papa Pio XII: “ A Odontologia é uma profissão singular. Exige dos que a ela se dedicam o conhecimento científico de um médico, o senso estético de um artista, a destreza manual de um cirurgião e a paciência de um monge. É nobre a missão do cirurgião-dentista.”
É importante enfatizar que há um preparo antes da Harmonização Orofacial em si. Portanto, o paciente passa por uma avaliação, uma consulta inicial onde nela faremos uma anamnese detalhada, com o histórico médico e todos os detalhes que devem ser relevantes. Além disso, preciso entender os anseios dos pacientes, ou seja, sua queixa principal, fazer a sua análise facial onde as estruturas da face, do sorriso e das arcadas dentárias são analisadas também. Diante disso, explico cada tratamento, detalhadamente e monto um protocolo individualizado e personalizado para cada paciente. À partir dali damos inicio as tratamentos propostos e/ou escolhidos por ele. Não abro mão de proporcionar aos pacientes os melhores e mais modernos equipamentos, além dos melhores produtos e mais seguros do mercado. Estou sempre inovando e buscando o melhor. Uma das grandes vantagens aqui do consultório (um diferencial), é que estamos totalmente preparados para qualquer tipo de intercorrência, lançando mão por exemplo da radiofrequência e lasers, equipamento fundamentais nestes casos, além de é claro, muita experiência no assunto. Recebemos diariamente pacientes comeste tipo de questão vindo de outros locais de atendimento onde não tiveram êxito no tratamento.