Por que o cabelo pode cair após a infecção COVID19??
?
Alguns pacientes estão apresentando uma queda de cabelo intensa após a infecção pelo coronavírus, e hoje vamos falar um pouco mais sobre isso! ?
?
Por sinal, está queixa tem sido muito pesquisada. Um estudo conduzido na cidade de Wuhan verificou que 22% dos pacientes que apresentaram a doença evoluíram com queda de cabelo após. ?
?
A COVID-19, assim como várias outras doenças e situações de saúde causam algo que chamamos de “ eflúvio telógeno agudo”. ?
?
O eflúvio telógeno é uma causa de queda de cabelo reacional e temporária. Este tipo de queda surge após algum “gatilho” que induz uma alteração no ciclo capilar. Os fios passam da fase de crescimento ( anágena) para a fase de morte celular e queda ( telógena). Esta queda, que pode ser intensa, tem um início abrupto que tipicamente surge de um a três meses após o evento causador. ?
?
O que precisamos ter em mente, por mais assustador que possa parecer, é que a queda vai passar e os fios tendem a repilar naturalmente?????????
?
Usualmente a queda de cabelo tem duração de até 6 meses. ?
Apesar de ser um processo auto limitado, é importante fazer uma avaliação dermatológica com tricoscopia para descartar outras doenças capilares e avaliar a necessidade de exames adicionais. ?
?
Em caso de dúvida, não hesite em perguntar! ?
?? (21) 3492-8934
???? (21) 97398-0591
????Rua General Andrade Neves 9, SL 1005, Centro - Niterói/ RJ
#quedadecabelo #efluvio #tricologia #tricoscopia #covid19 #dermatologista #dermatologistaniteroi #dermatologia #drapatriciabichara