Dra. Fernanda Catharino

Dra. Fernanda Catharino
Dra. Fernanda Catharino

Dra.  Fernanda Catharino é Pediatra titulada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, convicta no poder dos primeiros mil dias de vida para o futuro das crianças. É também consultora em Amamentação e pós-graduação em Nutrição Materno Infantil pela Fapes (SP). 

Os primeiros 1000 dias (270 dias de gestação + 365 dias do primeiro ano + 365 dias do segundo ano) significam uma programação para o futuro garantindo uma saúde de forma global. Até os 2 anos de vida é quando ocorre o maior estirão de crescimento do indivíduo e são os anos fundamentais para o desenvolvimento do sistema nervoso e imunológico. 

A nutrição ocupa papel fundamental no desenvolvimento neurológico. A deficiência nutricional causa níveis mais baixos de escolaridade na infância com baixa produtividade na vida adulta. Os primeiros 1000 dias têm bastante importância no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social e, portanto, é o período de estimular, brincar e estabelecer uma relação de segurança com pais, irmãos e avós. É a época tb que se mostra clinicamente problemas pelos quais buscamos terapias específicas. O tal "programming" relaciona fatores genéticos, que não podemos mudar e com fatores ambientais modificáveis, que podemos e devemos trabalhar para melhorar!

“Quando resolvi me dedicar à Pediatria Ambulatorial, precisei buscar cursos de atualização para oferecer uma Pediatria além de humanizada, preventiva e eficaz para as famílias que me procuram.

Com isso vieram as novas especializações, que me fizeram entender que meu trabalho com crianças começa ainda dentro da barriga da mãe! ”

O consultorio foi inaugurado há quase 7 anos e ao longo desse tempo Dra. Fernanda realiza também um trabalho importante, ético e sério nas redes sociais.

Texto escrito por:
Dra. Fernanda Catharino
Pediatra
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email