Se você pensou em inteligência artificial e uso de aplicativos, saiba que a nutrição do futuro além do uso da tecnologia como uma forte aliada tem um pilar essencial: ABORDAGEM COMPORTAMENTAL E FOCO NO PACIENTE! Vivemos um período turbulento de rótulos (de alimentos e pessoas) no qual se fala muito em CERTO ou ERRADO, em PODE ou NÃO PODE. Outra questão importante é a cautela que devemos ter em relação à interpretação de exames que avaliam MICROBIOTA INTESTINAL E DNA para direcionar a alimentação, por exemplo! Apesar de acreditar que esses exames serão de extrema importância no futuro, ainda falta muito pra que eles nos forneçam informações, de fato, relevantes: é o que dizem todas as pesquisas sérias da área de nutrição e saúde!
Com tantas informações e rótulos a recomendação é: coloque a sua saúde nas mãos de profissionais que baseiam suas práticas e condutas em ciência e evidência! A NUTRIÇÃO DO FUTURO traz tecnologia aliada ao acompanhamento, ciência, empatia, foco no paciente , e abordagem comportamental. Do praticante de esportes de alto rendimento ao amador, do paciente que quer emagrecer ou melhorar a qualidade da sua alimentação ao paciente com alguma doença mais grave. O acompanhamento nutricional deve contemplar competência técnica e estudo, além da abordagem de nutrição comportamental, sendo esse último um pilar essencial para que todas as pessoas aprendam a se alimentar de acordo com suas rotinas, suas condições clínicas e seus objetivos.
Algumas das perguntas que sempre faço para os meus pacientes são: Você quer emagrecer ou ser emagrecido? Quer melhorar a saúde ou espera que alguém OU algo milagroso faça isso por você?
É nesse sentido que a nutrição do futuro trabalha, entendendo suas necessidades e fornecendo ferramentas e conhecimento para que você entenda qual o melhor estilo de vida pra você: sem radicalismo e com muita seriedade!