Muito se fala, na atualidade, sobre dietas, treinos e atividades físicas para emagrecer, mas a cada dia que passa nossa sociedade fica mais estressada e ansiosa pelas exigências, que também são cada vez maiores. Enquanto isso, o foco na saúde, no descanso e no bem estar tomam proporções inversas.
O que poucos sabem é que o sono é uma ferramenta essencial no processo de emagrecimento. Vale lembrar que é durante esse período que as principais adaptações metabólicas acontecem. Afinal, esse é o momento destinado para que possamos recarregar nossas energias e, é claro, diferente de aparelhos eletrônicos, não temos power bank caso a recarga não seja realizada corretamente. No entanto, podemos dizer que essa energia é recompensada através da ingestão de alimentos hipercalóricos ao longo do dia, o que faz que o balanço calórico fique positivo e atrapalhe o processo.
Além disso, a má qualidade do sono pode acarretar alguns distúrbios hormonais que também dificultam o processo, tais como:
- Aumento da secreção do Hormônio Grelina (hormônio responsável pela fome e apetite)
- Diminuição da secreção do Hormônio Leptina (hormônio responsável pela saciedade)
- Diminuição da secreção do Hormônio GH (hormônio do crescimento que apresenta caráter lipolítico em adultos, auxiliando no processo de queima de gordura)
Sendo assim, uma boa noite de sono é não apenas desejável, como também necessária para um processo efetivo e saudável, visto que a qualidade do sono afeta diretamente o emagrecimento.