A ansiedade é hoje um dos principais males de nosso século, principalmente agora nesse momento em que passamos por uma pandemia, onde muitas preocupações futuras aparecem. A ansiedade é a resposta do nosso inconsciente aos nossos con flitos internos e a situações comuns do nosso dia a dia e da nossa relação com o ambiente em que vivemos, ou também pode estar relacionada com fatores genéticos.
Sentir ansiedade é normal, comum e algo até mesmo prazeroso. Aquela ansiedade quando vamos conhecer uma paquera, quando começamos um emprego novo, da espera do na scimento de um filho. São vários momentos em que sentimos, mas ela passa a ser um mal, quando começa a atrapalhar a nossa vida, quando deixamos de fazer algo que precisamos, como também de frequentar lugares rotineiros. A ansiedade patológica é um transtorno mental sério que, se não tratado, pode desen cadear crises de pânico.
Maria mas o que é essa tal de ansiedade?
É pensamentos e preocupações, futuras, quando nos preocupamos com algo que ainda não aconteceu, mas já imagin amos como seria aquele fato no futuro, gerando assim quadros de ansiedade e preocupação.
Alguns sintomas mais comuns são:
Nossa mente precisa de manutenção, precisamos ser ca pazes de conter os pensamentos e preocupações para que os mesmos não acabem ultrapassando os limites suportáveis pela mente, pois chega uma hora que sem a manutenção adequada essa mente não aguenta, e ela não consegue lidar com os pens amentos, preocupações e medos, e vem o medo do medo, o que acaba tornando se patológico.
Maria e como o Psicólogo pode ajudar?
É de suma importância ressaltar que o trabalho na psicoterapia depende da dupla psicoterapeuta paciente. E o paciente precisa estar aberto a entrar em contato com novas questões que possam surgir.
Na terapia, trabalhamos os pontos que podem estar cau sando mais tensão na vida do paciente, analisar situações traumáticas, ajudar o paciente a ressignificar tais situações, auxiliar o paciente nas formas de lidar com a ansiedade, iden tificar sensações que antecipam a ansiedade e como proceder quando sentir que a ansiedade está incomodando, ou mesmo prever quais situações poderão deixá-lo ansioso, onde ele já poderá ter ferramentas para enfrentar a ansiedade.
É importante também ressaltar o trabalho conjunto ao psiquiatra, com a ajuda de psicofármacos que possam mel horar sintomas e ajudar o paciente nesse processo psico terapêutico.
As pessoas menos ansiosas conseguem se planejar melhor, raciocinar melhor, fazer escolhas melhores e lidar melhor com situações de um futuro próximo ou distante, o auto conhecimento é de extrema importância, pois, com ele o paciente desenvolve um melhor controle de si.
Não tenha vergonha ou medo de estar ou ser ansioso, não deixe que a ansiedade se torne um problema, sabendo que você tem escolha, busque ajuda faça terapia.