Doenças Psicossomáticas

Doenças Psicossomáticas
Doenças Psicossomáticas

Também conhecida como somatização ou transtorno somatoforme, as doenças psicossomáticas são desordens emocionais ou psiquiátricas que afetam também o funcionamento dos órgãos do corpo. O surgimento dessas doenças admite certa complexidade, pois elas podem desencadear dores generalizadas, diarreia ou constipação, tremores das extremidades, manchas na pele e falta de ar.

Geralmente, os indivíduos com doenças psicossomáticas estão frequentemente em consultas médicas ou prontos-socorros, sem, contudo, obter confirmação das causas de seus problemas.

As doenças psicossomáticas estão relacionadas ao controle das emoções, sentimentos e ao modo de pensar. As emoções incontroladas e os pensamentos negativos desencadeiam desequilíbrios mentais que, consequentemente, sobrecarregam as funções orgânicas e atrapalham o funcionamento do corpo.

O estresse gerado por essas emoções negativas afeta a capacidade de coordenação cerebral, o que impede a liberação das substâncias importantes para ao necessário ajuste da fisiologia do organismo.

Doenças psicossomáticas que mais afetam a população:

  • Gripes e resfriados constantes
  • Herpes
  • Enxaquecas
  • Alergias diversas
  • Diarreia

Como os sintomas físicos que alimentam as dores são originados por questões emocionais, a busca de ajuda especializada em Saúde Mental pode fazer toda a diferença para reverter esse quadro.

Quando o indivíduo fica dominado pelos efeitos da somatização, ele se torna frágil emocionalmente e, com isso, essa instabilidade psicológica pode gerar quadros cada vez mais agravantes. Por isso, o ideal é buscar ajuda especializada o quanto antes.

Os sintomas das doenças psicossomáticas provocam uma verdadeira angústia e um misto de dor física e de tristeza tão grande que a pessoa não consegue superar esse quadro sozinha. Logo, a intervenção terapêutica multidisciplinar é a forma mais segura para minimizar os impactos desses problemas e restaurar o bem-estar, a autonomia e a qualidade de vida do paciente.

Texto escrito por:
Juliana Ruzzon
Psicologia
Paranavai / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email