A deficiência de vitamina B12 é um problema comum, apesar de muitas vezes não ser corretamente diagnosticada.
Isso por que o valor de referência encontrado nos exames vai de cerca de 190 a 900 pg/mL. Entretanto, já se sabe que pessoas com dosagem de B12 abaixo de 490 pg/mL já apresentam sintomas de deficiência.
E quais são os sintomas? A B12 está envolvida com mais de 100 processos neurológicos, além da produção de células vermelhas. Os sinais mais comuns da sua falta são: baixa concentração, dificuldades com a memória, apatia, formigamento (principalmente nas extremidades). Mais gravemente, pode levar a um tipo de anemia chamada megaloblástica (o número de hemácias fica reduzido e seu volume aumenta muito). Além disso, alguns sintomas podem se relacionar com os da depressão, pois a B12 está envolvida no metabolismo de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar, como a serotonina.
O diagnóstico correto dessa deficiência é muito importante e a suplementação adequada melhora muito a qualidade de vida.
Apesar da carne vermelha ser fonte de vitamina B12, mesmo seus consumidores podem apresentar doses abaixo do ideal.
Por isso, é essencial fazer o exame ao menos uma vez por ano e procurar um profissional capacitado para avaliar seus resultados.