O Diagnóstico de câncer é sempre duro; e acompanhado de inúmeros questionamentos sobre o futuro. Infelizmente, poucas mulheres sabem que o tratamento de câncer pode afetar a sua fertilidade a curto ou longo prazo. ?
?
Os tratamentos de quimioterapia e radioterapia são agressivos; podem causar danos ao útero e aos ovários!?
?
Isso não significa que toda mulher que passar pelo tratamento oncológico perderá sua fertilidade, pois o fator idade é muito importante nessa questão. Algumas mulheres mais jovens conseguem preservar a fertilidade por ainda possuírem muitos óvulos, mas mulheres já com problemas de fertilidade ou uma idade mais avançada, podem ficar inférteis. ?
?
Após o tratamento e alcançado a tão esperada cura, continuam menstruando; mas isso não é um sinal concreto que a fertilidade está ótima, pois os danos causados podem atrapalhar a gravidez. ?
?
Por último, os tratamentos oncológicos podem acelerar o processo da menopausa precoce, adiantando entre 5 a 20 anos ou até mesmo, imediatamente. ?
?
Mas graças aos avanços da medicina, é possível que a mulher congele seus óvulos, protegendo assim a sua fertilidade antes de iniciar um tratamento oncológico. ?
?