Escolher ter uma gravidez após o tratamento de câncer de mama - e outros tipos de cânceres - não é uma decisão fácil, eu sei.
Mas, para muitas mulheres, abandonar o sonho da maternidade é muito mais doloroso do que as possíveis dificuldades para engravidar.
Mas escrevo hoje para lhe trazer esperança e uma boa notícia! Graças a Deus, para as mulheres que optaram por preservar a fertilidades antes do tratamento oncológico (congelamento de óvulos ou congelamento de embriões), a gravidez pós câncer fica mais viável, mais fácil.
E para mulheres que não conseguiram preservar sua fertilidade e venceram esse terrível inimigo, a Reprodução humana também pode ajudar a realizar o sonho da maternidade!?
O sonho da maternidade não deve ser deixado para trás após o tratamento. Entendo perfeitamente que tal decisão é individual e devem ser considerados alguns fatores de risco; bem como o tempo necessário para superar os efeitos colaterais e respeitando também o tempo de manutenção do tratamento oncológico adjuvante, para assim termos condições mais seguras e riscos minimizados .
Cada caso é um caso, e com isso, quero dizer que cada mulher é única e que as decisões envolvendo a sua saúde também devem ser tomadas em conjunto com o médico e seu parceiro.
Desta forma, apenas o médico poderá apontar o momento mais seguro para a maternidade!