HELICOBACTERPYLORI. O QUE PRECISO SABER SOBRE ELA?
A BACTÉRIA DO ESTÔMAGO:
"No Brasil há estudos que calculam uma taxa de infecção pelo H. pylori em torno de 65 a 70% da população".
OS PROBLEMAS GÁSTRICOS SÃO MUITOS FREQUENTES na população. É comum que durante a investigação seja pesquisada a presença de uma bacteria chamada Helicobacter pylori.
O QUE É O HELICOBACTER PYLORI?
O Helicobacterpylorié uma bacteria encon trada com frequência no estómago do ser humano. Estima-se que cerca de 50% da população mundial esteja infectada por esta bactéria. No Brasil ha estudos que calculam uma taxa de infecção pelo H. pylori em tomo de 65 a 70% da população. Sua descoberta fol na década de 80 e teve uma impor tância tào grande que os cientistas responsáveis receberam o prémio Nobel de Medicina.
QUE PROBLEMAS O H. PYLORI PODE CAUSAR?
Nas pessoas infectadas, esta bactéria causa uma inflamação microscópica no estômago que não chega a provocar sinto mas. Em uma parte destas pessoas a inflama ção crônica pode levar à formação de úlceras no estômago ou no duodeno (porção inicial do intestino delgado), gastrites crónicas e até mesmo câncer de estómago, sendo um importante fator de risco para o seu desenvolvimento.
DE QUE MODO ESTA BACTÉRIA É TRANSMITIDA?
Acredita-se que a porta de entrada para a bactéria se instalar no estómago seja a boca, mas ainda não está totalmente esclarecida a forma de transmissão. Os estudos sugerem que a transmissão possa ser por contato entre pessoas próximas, por agua e alimentos contaminados. Geralmente, a infecção ocorre na infância antes dos 10 anos de idade.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
O diagnóstico pode ser feito através da endoscopia digestiva alta com biópsia do estômago, exame de sangue, exame de fezes ou teste respiratório. Cada um destes exames tem certas particularidades e para cada caso pode ser que um teste seja útil e o outro não. A forma mais utilizada no nosso melo é a endoscopia digestiva alta com biópsia.
EXISTE TRATAMENTO?
Sim. O tratamento de erradicação do Helicobac ter pylori é feito com antibioticos e medicamentos que combatem este microorganismo. A erradicação é obtida em cerca de 80% dos casos com o tratamento inicial.