CIRURGIA PLÁSTICA: SIM OU NÃO?

CIRURGIA PLÁSTICA: SIM OU NÃO?
CIRURGIA PLÁSTICA: SIM OU NÃO?

Se alguém lhe perguntasse o que gostaria de mudar no seu corpo, haveria uma resposta  imediata? Quanto tempo já gastou em frente ao espelho refletindo sobre o quanto se sente insegura com a sua imagem e como uma mudança nela impactaria  sua vida? Pense nisso. A cirurgia plástica pode ser uma grande aliada nessa busca pela melhora. Mas, atenção. O assunto  é muito sério.  O Brasil é o segundo país em número de cirurgias plásticas, perdendo apenas para os Estados Unidos e isto representa um número bastante significativo. Mas o que será que motiva tantas cirurgias assim? Insatisfação? Modismos? Questões culturais? Tudo isso junto e misturado. E estas perguntas todas são muito importantes, na medida que a tomada de decisão para realização de um procedimento terá grande impacto pessoal, financeiro e até profissional. No aspecto pessoal, em relação a auto estima e a saúde propriamente dita. Há no Brasil, atualmente, uma gama enorme de pessoas e profissionais de várias áreas atuando em estética sem apresentarem  formação ou habilitação adequadas para tal. E, infelizmente, não há legislação nem fiscalização suficientes para proteger e orientar a população. Então, a escolha do profissional passou a ser uma etapa bem difícil no processo da realização da cirurgia ou do procedimento estético. Quem é que pode realizar este ou aquele procedimento? Como fazer pra saber quem procurar? Prestando atenção na fonte de encaminhamento. Nas credenciais do profissional. As redes sociais podem ser excelente fonte de informações, mas há de se ter um cuidado ainda maior.

Tratando-se especificamente da parte cirúrgica, o critério na decisão pelo cirurgião deve ser ainda mais rigoroso. Como isso envolve anestesia, salas de cirurgia, pré e pós operatório, cliínicas, hospitais, a segurança tem que estar presente o tempo todo. As informações oferecidas no pré operatório devem ser claras e abranger as possibilidades de resultados e possíveis complicações. O médico, por sua vez,  deve ter sempre a preocupação de aprimorar-se na excelência das melhores práticas, técnicas e no conhecimento. Buscar informações junto às sociedades de especialidades médicas  (desde que sejam reconhecidas pelos órgãos oficiais, AMB, CRM, CFM, ministério da saúde), como a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, por exemplo, é uma boa tática. Elas assumem um papel fundamental,  pois abrigam entre seus associados,  profissionais que se qualificaram para obter seus registros.  

Enfim, optar por realizar uma cirurgia plástica ou um procedimento estético, deve começar motivada pela insatisfação da própria pessoa em relação ao seu corpo, e não pela insatisfação de terceiros. Deve ser encarada com seriedade. E sempre objetivando a melhora na auto estima, sendo executada com a maior segurança possível.

 

Texto escrito por:
Dr. Marcio Navarro
Cirurgião Plástico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Cris Backes
27/12/2022
Pessoa incrível. Excelente profissional. Atendimento nota 100000000 Sem palavras pro seu trabalho e sua disponibilidade.…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email