É uma técnica para aspirar gordura localizada com mais precisão de determinada parte do corpo, levando em consideração o biotipo dos pacientes. A sigla HD vem do inglês High Definition (Alta Definição), porque essa modalidade de lipoaspiração promove uma definição maior do contorno dos músculos na pele do que a lipoaspiração convencional.
Segundo especialistas, ela surgiu devido à procura de pacientes por um contorno corporal com maior aparência dos músculos na pele. Essa técnica se originou na Colômbia com o cirurgião plástico Dr Alfredo Hoyos, tendo chegado ao Brasil em meados de 2015. Tornou-se popular, principalmente, entre pessoas com estilo de vida atlético que buscam incrementar a definição de sua musculatura além daquela conseguida com exercícios.
COMO É FEITA A LIPO HD?
Após anestesia peridural e/ou geral, o cirurgião plástico faz pequenas incisões na região onde será inserida a cânula que aspirará a gordura. O aparelho mais comumente utilizado para a realização da lipo HD é o VASER, que emite ondas ultrassônicas através das cânulas para soltar a gordura dos tecidos, minimizando o dano a nervos e vasos sanguíneos, o que proporciona uma menor incidência de hematomas e dores no pós-operatório. Além disso, o VASER proporciona um controle mais preciso das áreas a serem lipoaspiradas, que é o que permite o desenho dos contornos musculares para que fiquem aparentes na pele dos pacientes. Esse é o principal objetivo da lipoaspiração HD – dar uma aparência tonificada na região lipoaspirada, tanto nas costas, cintura, braços, pernas ou abdome. Isso é conseguido através da retirada do tecido gorduroso de maneira mais intensa nas regiões de contorno dos músculos, o que faz com que a pele se aproxime da musculatura e proporcione a definição desejada da região.
QUEM É UM BOM CANDIDATO PARA A LIPO HD?
Justamente por ser um procedimento que objetiva a definição muscular, a lipo HD deve ser indicada em indivíduos que estejam próximos ou no peso ideal, e que já tenham um estilo de vida saudável, envolvendo alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos. Pessoas que estejam mais acima do peso e sejam sedentárias não terão benefício significativo com a lipo HD, porque apresentam excesso de gordura dentro do abdome e/ou grande quantidade de gordura nas costas e nos membros, o que comprometeria o resultado desse tipo de procedimento. Na lipo HD pode-se obter uma definição baixa, moderada ou alta, de acordo com o corpo que a pessoa tem e com o desejo de definição que a pessoa quer, respeitando sempre a estrutura corporal e a definição muscular pré-existente.
O QUE É LIPOESCULTURA?
A lipoescultura envolve a combinação da técnica de lipoaspiração e da lipoenxertia.
A lipoenxertia usa a gordura em excesso removida de alguma outra região do corpo através da lipoaspiração do próprio paciente para "esculpir" o corpo, de modo a preencher, aumentar e modelar as estruturas flácidas, depressões ou áreas com pouco tecido adiposo.
A lipoescultura está indicada para pacientes com acúmulo de gordura localizada e áreas que necessitem de preenchimento devido à falta de tecido gorduroso, como glúteos, sulcos da face, mamas, coxas, entre outros.
Os melhores resultados acontecem quando a gordura localizada está sob uma região da pele com boa elasticidade e sem excesso.
Locais de gordura localizada, mas com flacidez de pele aumentada devem ser acompanhados da retirada de pele local.
A LIPOESCULTURA é realizada também na lipoaspiração HD, através de lipoenxertia nos locais em que se deseja um aumento do volume.
Quem é um bom candidato para a lipoescultura?
- Pacientes com gordura localizada, que estejam no peso ideal ou próximo dele, e tenham falta de volume em alguma outra área do corpo.
- Pacientes com pele elástica e bom tônus, visto que a lipoescultura não retira pele e a presença de sobra de pele após a cirurgia dependerá da capacidade de retração da pele.
Lipo HD vs. Lipo convencional
Como mencionamos anteriormente, a lipo HD é focada em definir contornos musculares em determinadas áreas do corpo. A lipoaspiração convencional é focada em eliminar focos de gordura localizada, porém mantendo as áreas lipoaspiradas com aspecto uniforme. Ambas as técnicas podem ser associadas a lipoescultura, que é a retirada de gordura de uma área (como as costas ou o abdome) e a injeção de parte ou toda essa gordura em outra área (como os glúteos).
CUIDADOS NA LIPOASPIRAÇÃO HD
A lipoaspiração HD, assim como a lipoaspiração convencional, é um procedimento cirúrgico, portanto requer consulta pré-operatória com um cirurgião plástico, a fim de avaliar a indicação da cirurgia e realizar exames pré-operatórios para atestar as boas condições de saúde dos pacientes. Ela deve ser realizada em ambiente hospitalar com suporte anestésico adequado. Também é importante seguir as orientações pós-operatórias do cirurgião plástico, que envolvem alimentação e hidratação adequadas, além do uso de malhas compressivas por um período de até dois meses no pós-operatório. Os pacientes podem retomar a maioria de suas atividades normais após a primeira semana da cirurgia. Porém, atividades que exijam maior esforço físico, inclusive exercícios, devem ser evitadas nas primeiras 3 a 4 semanas de pós-operatório.
Como são as cicatrizes?
As cicatrizes geralmente são pequenas entre 5 a 10 mm e costumam ficar em áreas escondidas do corpo como sulco da mama, áreas cobertas pelo biquíni e costumam ter boa qualidade.
Qual o tempo de duração da cirurgia?
O tempo depende muito da extensão da área que será lipoaspirada podendo variar de 3 a 5 horas.
Qual o período de internação?
Geralmente 24 horas de internação hospitalar.
É necessário usar dreno?
Geralmente é feito uso de dreno nas lipoaspirações em alta definição, em média por 3 a 5 dias.
O pós-operatório da lipoescultura é muito doloroso?
O limiar da dor é muito variável entre os pacientes, geralmente é referido desconforto quando pressionada a área lipoaspirada, sendo que o uso de analgésicos melhora muito essa sensação.
Como é a recuperação pós-operatória?
Um edema (inchaço) e equimoses (manchas arroxeadas) estarão presentes nas primeiras 2 a 3 semanas com melhora gradual. Um edema residual permanecerá por mais 2 a 3 meses.
No fim do primeiro mês começa a ocorrer uma enduração na pele que são áreas de fibrose (cicatrização interna), que se resolverão nos próximos meses sempre com o auxílio de fisioterapia.
A retração da pele ocorre do terceiro ao sexto mês após a cirurgia e depende muito da qualidade da pele.
Quando se alcança o resultado definitivo de uma lipoescultura?
Geralmente após 6 meses da cirurgia.
Posso fazer lipoescultura antes de engravidar?
Sim , pois a lipoescultura remove apenas gordura e não atrapalha a gestação.
É necessário fazer drenagem no pós-operatório?
A drenagem linfática auxilia na redução do edema e acúmulo de líquidos abaixo da pele e é muito importante para minimizar nodulações e irregularidades no pós-operatório. Atualmente contamos com apoio de FISIOTERAPIA no pós operatório, com profissional treinado e qualificado e que usa técnicas modernas e que oferece melhor recuperação e melhor resultado ao paciente.
Qual médico está apto a realizar a lipoaspiração HD?
Esse procedimento é especialidade dos cirurgiões plásticos, que tiveram treinamento específico nesse tipo de procedimento. Todo cirurgião plástico especialista é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e o paciente deve se informar sobre a formação do seu médico.
Para um melhor esclarecimento e obtenção do melhor resultado possível, procure sempre um cirurgião plástico.