Dra. Nathalia Fagundes: estética e reparação

Dra. Nathalia Fagundes: estética e reparação
Dra. Nathalia Fagundes: estética e reparação

Dra. Nathalia Fagundes: estética e reparação
Cirurgia plástica foi a especialidade escolhida por Dra. Nathalia Fagundes nos dois últimos anos da Universidade Federal Fluminense. A possibilidade de mudar o corpo levantando a autoestima ou a reconstrução de um órgão para restaurar a saúde do paciente chamaram a atenção da médica, que fez sua formação em cirurgia plástica no Hospital de Bonsucesso, no Rio de Janeiro.
- As duas vertentes da cirurgia plástica, a estética e a reparadora me atraíram – conta a doutora. Acho bacana a questão estética e na reconstrução, priorizamos a função para que o órgão seja recuperado, mas a estética está sempre dentro do cirurgião plástico.
EVOLUÇÕES: PELE DE TILÁPIA EM ENXERTOS
Segundo a médica, o setor tem evoluído bastante tanto na estética quanto na reconstrução, esta última com muitas novidades em termos de curativos e simpósios dedicados à úlcera de pressão (escara).
- Hoje, em queimados, usamos pele de tilápia nos enxertos. Em pacientes acamados com úlcera de pressão (escara), fazemos curativos a vácuo graças a uma maquininha, programada para dar um grau de pressão na pele. Na estética, os tratamentos não cirúrgicos e cada vez menos invasivos da cosmiatria utilizam ácido hialurônico e fazem preenchimento com ácido hialurônico e outras substâncias – observa Dra. Nathalia, que é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
AS NOVAS MÁQUINAS CONTRA A GORDURA
Máquinas de drenagem e ultrassom para diminuir a celulite, a flacidez e para aumentar a produção de colágeno na pele são exemplos de uma tecnologia sempre em evolução. Entre as máquinas mais novas, está um modelo que recorre a ventosas para diminuir a gordura através de congelamento. Segundo a médica, o método é muito efi ciente na papada e o resultado vem em três ou
quatro meses.
Nesse mundo de inovações e internet, o paciente fi ca fascinado ao ver um aparelho diferente. Para a médica, “é normal essa empolgação mas nesse momento entra o bom senso do cirurgião para trabalhar a expectativa, mostrando qual a indicação de tratamento”.
- Não dá para usar uma máquina dessas quando a indicação é cirúrgica. Você perde tempo, dinheiro e corre um grande risco de não deixar o paciente satisfeito – avisa a doutora.
CIRURGIA DE MAMA, ENTRE AS MAIS PROCURADAS
As mulheres são maioria na busca de um procedimento estético. O número de pacientes masculinos começa a crescer com interessados em fazer pálpebra, eliminar bolsas e em lipoaspiração.
- As mulheres procuram a cirurgia de mama, muitas para refazer implantes antigos – conta a médica, que também é especialista em contratura capsular, quando o organismo forma um tecido conjuntivo em volta do implante, algumas vezes provocando dor, sendo necessária a remoção do implante e em muitos casos sua troca por um novo.
Existem vários tipos de implante, formatos, graus de textura e inúmeras marcas. Dra. Nathalia usa próteses diferentes para a cirurgia estética e na de reconstrução, como no caso da cirurgia pós-bariátrica. O importante é se adequar à cada situação e no caso da estética, mesclar o biotipo com o que a paciente quer.
- Quando a paciente não consegue explicar o que deseja, peço que mostre fotos. Diante do medo e das dúvidas, procuro conversar para esclarecer. A partir do momento em que a gente esclarece é a hora certa para operar – diz a médica. ‘A cirurgia de transplante é a mais bonita que conheço’
Todo médico tem histórias que dariam um livro. Dra. Nathalia Fagundes não esquece as que viveu quando trabalhou com a equipe de transplante hepático do Hospital Adventista Silvestre.
- A cirurgia do transplante é a mais bonita que eu conheço – afirma a médica. Você literalmente devolve a vida para a pessoa. Naquela época vi muitos casos interessantes de sucesso. Presenciei o paciente se internando no hospital à beira da morte e sair feliz da vida. Os médicos dessa equipe são meus ídolos e me fi zeram evoluir além da técnica, também emocionalmente e espiritualmente.
A SENHORA E A GELATINA VERMELHA
No começo da residência em cirurgia plástica, dra. Nathalia atendeu uma senhora de 70 anos com um enorme tumor de lábio. Na ocasião foi preciso fazer uma reconstrução chamada de deltopeitoral, em que um pedaço do peito é retirado para reconstruir o lábio inferior.
- Fiquei muito ligada a essa paciente, que permanecia na sonda, pois não conseguia se alimentar. Até que um dia, quando cheguei, encontrei-a comendo uma gelatina vermelha. Fiquei com os olhos cheios de lágrimas. Aquilo marcou o sucesso do tratamento dela, a volta de uma função fi siológica, que para nós é tão banal, mas que estava perdida – lembra dra. Nathalia.
A médica não foge à regra dos cirurgiões plásticos, que em geral têm um dom também para a arte. Adora música e gosta de selecionar uma playlist especial para a sala de cirurgia, com a participação especial de Frank Sinatra.

Texto escrito por:
Dra. Nathália Fagundes
Cirurgião Plástico
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email