Estamos em pleno #outubrorosa, campanha de conscientização sobre o #câncerdemama.
Por isso, é tão importante todos os especialistas da área da saúde falarem do assunto. E como a dermatologia pode ajudar nessa causa??
Justamente, porque existe um tipo de câncer de mama que pode ser diagnosticado por dermatologistas: a doença de Paget dos mamilos.
Trata-se de um tipo raro de carcinoma, que se manifesta como uma lesão na pele na região do mamilo e da aréola da mama, atingindo apenas uma das mamas.
A #doençadepaget costuma afetar mulheres entre 60 e 70 anos. Alguns dos sintomas são coceira, que pode ser facilmente confundida com uma simples alergia; vermelhidão e irritação, que pioram com o tempo e não respondem a nenhum tratamento medicamentoso.
No entanto, vale ressaltar, que é importante saber diferenciar essa de outras doenças cutâneas benignas, como eczemas, dermatites e micoses.
O diagnóstico precoce é fundamental para melhorar o prognóstico da doença. Portanto, faça autoexame e consulte sempre um especialista ao suspeitar de alterações na pele na região mamária. Cuide-se!