Doença de Gaucher: Revisão Sistêmica e Oftalmológica

Doença de Gaucher: Revisão Sistêmica e Oftalmológica
Doença de Gaucher: Revisão Sistêmica e Oftalmológica

A Doença de Gaucher (DG) é autossômica recessiva decorrente da deficiência da enzima beta-glucosidase ácida causada por mutações no gene 1q21, promovendo o acúmulo de glucosilceramida na células do sistema reticuloendotelial. As principais manifestações clínicas
da DG são anemia, trombocitopenia, hepatoesplenomegalia, alterações ósseas e manifestações neurológicas, que são relacionadas aos macrófagos carregados de gorduras não metabolizadas. As principais apresentações clínicas são doença não-neuronopática (DG1), neuronopática aguda (DG2) e neuronopática subaguda (DG3). Outros órgãos, como pulmões, rins e olhos, podem ser acometidos. Importantes alterações oculares e distúrbios oculomotores podem ocorrer na DG. O tratamento da DG é clínico e deve ser realizado por toda vida. Embora o sucesso do tratamento das manifestações oculares ainda seja questionável, a avaliação oftalmológica é de grande importância no seguimento dos pacientes com DG.

#doençadegaucher #glucosilceramida #macrófagos

Resumo do artigo publicado na revista eOftalmo

Autores:

Alexis Galeno Matos,

Rigoberto Gadelha Chaves,

Marília de Freitas Chaves,

Renata Girão Cavalcante.

Texto escrito por:
Dr. Rigoberto Chaves
Cirurgia Geral
Fortaleza / CE

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Luis Fernando Falcão
25/10/2020
Melhor médico que já fui!! Atencioso, cuidadoso e descontraído... Adorei as histórias. Obrigado por resolver meu problema!!…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email