Muita gente fala sobre metabolismo lento e sua relação com a perda de peso, mas o que isso significa na prática?
O metabolismo basal é a energia que o corpo gasta para manter funções vitais (respiração, circulação sanguínea, regulação da temperatura corporal, atividade cerebral, etc.). Quando emagrecemos, nosso corpo pode reduzir esse gasto energético mais do que o esperado, um chamado adaptação metabólica. Isso pode tornar a perda de peso e massa de gordura mais difícil e aumentar a fome, dificultando a manutenção do peso perdido.
No entanto, essa adaptação não impede que o peso perdido seja mantido a longo prazo, desde que hábitos saudáveis ??sejam seguidos a longo prazo. Além disso, fatores como a taxa metabólica individual e a forma como o corpo queima calorias também influenciam o peso, mas não são os únicos responsáveis. O sucesso no emagrecimento depende, principalmente, da consistência na alimentação e no estilo de vida.
Embora a adaptação metabólica possa influenciar a perda de peso, especialmente em resposta a dietas de muita baixa caloria, ela não é o único fator envolvido. Se você tem dificuldades para perder peso ou manter os resultados, buscar estratégias personalizadas pode fazer toda a diferença.