Diverticulite aguda é caracterizada pela inflamação com consequente processo infeccioso de divertículos da parede do intestino grosso. Estes divertículos podem se formar no decorrer da vida e só se tornam um problema caso se inflamem.
Alimentar-se com uma dieta pobre em fibras pode contribuir para a diverticulite, assim como alimentos processados, carboidratos e pouca hidratação, além do consumo de condimentos (pimenta). Os principais sintomas da diverticulite são a dor abdominal (habitualmente localizada no quadrante inferior esquerdo), diarreia, febre e sangramento retal. Casos mais graves de diverticulite podem ocorrer, levando a complicações como perfuração do cólon e abscessos ou fístulas para a bexiga ou vagina.
A cirurgia está indicada nos pacientes com episódios repetidos de diverticulite aguda e nos casos de complicações como estenoses ou fistulas.
Atualmente, realizamos cirurgias minimamente invasivas, como a videolaparoscopia que usamos para tratar diverticulite aguda, pois são técnicas menos agressivas e com recuperação mais rápida.