O implante hormonal é um método aprovado pela ANVISA usado na ginecologia para tratamento da endometriose, adenomiose, miomas, cólicas e tensão pré-menstrual. Ele também é indicado como terapia hormonal nos sintomas do climatério e menopausa e se tornou conhecido por possuir efeitos secundários que proporcionam um up na saúde, beleza e bem estar da mulher.
Os implantes em forma de pellets - uma pequena cápsula cilíndrica - são dispositivos que contém moléculas de hormônios em seu interior. Eles são inseridos no próprio consultório médico de forma rápida e indolor (com anestesia local), geralmente na região subcutânea do glúteo. Ele proporciona a liberação lenta e progressiva de hormônios, tendo uma vida útil média de seis meses. Depois ele é totalmente absorvido pelo organismo, não sendo necessária a sua retirada.
Estes hormônios ganharam fama sob o nome de Chip da Beleza, pois apresentam efeitos “colaterais” estéticos como aumento de energia e de força muscular, redução da celulite, melhora do contorno corporal devido a diminuição da gordura e consequente aumento do ganho de massa magra, melhora da disposição e da libido e, consequentemente, da qualidade de vida e do humor.
Existem concentrações e tipos de hormônios diferentes que devem ser dosados e individualizados de acordo com a necessidade de cada paciente detectada a partir de exames específicos. Eles são utilizados principalmente em mulheres que já possuem hábitos de vida saudável com prática de atividade física e alimentação balanceada. Como todo e qualquer tratamento podem existir efeitos colaterais - como aumento dos pelos corporais, acne, oleosidade da pele e queda capilar - nos primeiros meses e que podem ser controlados com tratamentos dermatológicos associados. Geralmente predominam nos primeiros 90 dias e depois são amenizados e controlados.
Em geral, o médico começa com uma dose baixa e, se ela não for suficiente, é preciso aumentá-la adicionando um ou mais pellets abaixo da pele. Como o efeito dura até 6 meses, depois desse período você deve repetir o procedimento.
O perfil de mulheres que se beneficiam com os implantes hormonais (principalmente a gestrinona) e possuem bons resultados são:
• Mulheres que usam a pílula contraceptiva, que diminui a testosterona livre no organismo da mulher, e se queixam de alterações na libido;
• Mulheres dificuldade de emagrecimento e ganho de massa muscular, mesmo com prática regular de atividade física;
• Mulheres entre 35-40 anos que enfrentam os sintomas de metabolismo lento, flacidez e acúmulo de gordura;
• Mulheres que estão na menopausa e se queixam de indisposição, cansaço, diminuição da massa óssea ou osteoporose, ressecamento vaginal e diminuição da libido.
Quer saber mais? Melhorar sua qualidade de vida? Agende sua consulta e obtenha um tratamento individualizado, seguro e que corresponda às suas expectativas.