Dor Crônica em Idosos em Maringá: Tratamentos e Cuidados com Dr. Orlando Colhado

Dor Crônica em Idosos em Maringá: Tratamentos e Cuidados com Dr. Orlando Colhado
Dor Crônica em Idosos em Maringá: Tratamentos e Cuidados com Dr. Orlando Colhado

Encontre tratamentos eficazes para dor crônica em idosos em Maringá com o Dr. Orlando Colhado. Agende sua avaliação na Clinidor e melhore sua qualidade de vida!

 

Palavras-Chave: Dor crônica em idosos Maringá, Especialista em dor crônica em idosos Maringá, Dor nas costas em idosos Maringá, Artrite em idosos Maringá, Tratamento para dor nas costas em idosos Maringá, Dor nas juntas em idosos Maringá, Clínica da dor para idosos Maringá.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), estima-se que em torno de 20 a 50% dos nossos idosos apresentam algum tipo de problema de saúde que causa dor e, mesmo quando buscam ajuda médica, mais de 50% deles não recebem tratamento adequado. Infelizmente essa é a realidade de muitos idosos, que têm a sua vida afetada por dores crônicas, mas é possível encontrar tratamento especializado em Maringá.

 

Neste artigo, o Dr. Orlando Colhado — médico especialista em dor, doutor em medicina pela USP e professor do curso de medicina da Universidade Estadual de Maringá-UEM — explora as principais informações sobre a incidência de dores crônicas em idosos, possibilitando que aqueles que sofrem com a condição saibam como tratá-la de maneira adequada.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Causas da Dor Crônica em Idosos - Dor crônica em idosos Maringá

A incidência de dores crônicas em idosos está, geralmente, associada aos problemas de saúde comuns à essa faixa etária. Fisiologicamente, a fraqueza muscular é um problema comum nos idosos, que com o passar dos anos possuem uma maior tendência em apresentar perda de massa óssea e uma maior fragilidade. A seguir, serão explorados os principais problemas que costumam causar dor na terceira idade.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Lombalgia, Dor nas Costas em Idosos - Dor crônica em idosos Maringá

Lombalgia é o termo técnico para dores nas costas, especificamente na região lombar. Normalmente, ela ocorre devido ao "desgaste" da coluna ao longo da vida, seja pela realização de esforços repetitivos, excesso de peso, má postura ou pequenos traumas. Os principais sintomas da lombalgia são: dor, desconforto ou tensão nas costas. A intensidade dos sintomas é variável, podendo mesmo mudar ao longo do dia devido ao movimento, posição ou atividade que a pessoa venha a realizar. O ato de sentar ou deitar acaba por aliviar os sintomas na maioria dos casos.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Artrite, Dor nas Juntas em Idosos - Dor crônica em idosos Maringá

O termo artrite refere-se a um conjunto de condições que envolvem dor e inflamação nas articulações. É um problema muito comum após os 65 anos e que provoca dor nas articulações, rigidez e inchaços. Além disso, existem dois tipos de artrite, a osteoartrite e a artrite reumatoide. No primeiro caso, a doença ocorre devido a um desgaste da cartilagem, que faz com que os ossos se toquem, levando a prejuízos e inflamação devido a fricção. A artrite reumatoide, por sua vez, é uma doença sistêmica autoimune que desencadeia sintomas por todo o corpo.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Bursite, Inflamação das Articulações - Dor crônica em idosos Maringá

A bursite é a inflamação da bursa, uma pequena bolsa de líquido que ajuda na redução do atrito entre os tecidos do cotovelo. Essa inflamação pode resultar em dor, inchaço e limitação dos movimentos.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Impactos da Dor na Qualidade de Vida dos Idosos - Dor crônica em idosos Maringá

Existem diversos fatores que podem fazer com que a experiência de dor crônica seja mais dolorosa em idosos. A longitudinalidade da dor, a limitação das atividades da vida diária e as comorbidades acumuladas ao longo da vida são alguns exemplos.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Tratamentos para Dor Crônica em Idosos - Dor crônica em idosos Maringá

Nos casos onde a dor é de grau leve, ela pode ser manejada com o uso de analgésicos, sendo este tipo de medicamento o mais recomendado, uma vez que possuem menos efeitos adversos e são bem tolerados em idosos. Contudo, em casos onde o paciente requer um tipo de analgesia maior, o uso de opioides pode ser recomendado, sendo fundamental que o seu manejo seja acompanhado de perto pelo especialista em dor, a fim de evitar dependência.

 

Em casos mais graves, o uso de bloqueios percutâneos constitui uma excelente alternativa para tratar o problema. Os bloqueios percutâneos para o controle da dor são ferramentas fundamentais para o tratamento da dor na terceira idade, uma vez que atuam na memória da dor, dessensibilizando a região afetada a fim de diminuí-la ou eliminá-la. Além disso, idosos com dor crônica também devem ser estimulados a práticas alternativas de fortalecimento, a fim de se recuperar de possíveis limitações físicas provocadas pelo quadro de dor crônica.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Agende uma Avaliação na Clinidor - Dor crônica em idosos Maringá

Se você apresenta algum dos sintomas característicos das condições apresentadas ao longo deste texto e precisa de auxílio para manejo e controle da dor, agende sua avaliação com o Dr. Orlando na Clinidor — uma das primeiras clínicas médicas especializadas no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor — para que possamos analisar o seu caso e indicar a melhor forma de tratamento. Acompanhe também o nosso trabalho no Instagram: @clinidor.oficial.

 

Referências:

https://www.scielo.br/j/rbgg/a/nLBrpbDjbCv68BVWMLCDjjg/?lang=pt

https://pebmed.com.br/como-manejar-a-dor-cronica-em-idosos/#:~:text=A%20dor%20leve%20pode%20ser,e%20bem%20toleradas%20em%20idosos.

Texto escrito por:
Dr. Orlando Colhado
Especialista em Dor
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

VINICIUS MARTINS GUIMARAES
04/09/2024
Agradeço imensamente ao Dr. Orlando por toda a atenção e cuidado durante o meu tratamento. A consulta foi extremamente esclarecedora…
marcio moura
16/02/2024
Ótimo médico
Nagila Lobato Marconato Garcia
27/01/2023
Ótimo atendimento, excelente profissional. Dois dias após a aplicação, estou praticamente sem dor. Recomendo muito.
Renato CS Cardoso
30/08/2022
Muito atencioso . Os remédios acabaram com minha dor
Luiz Henrique Begnossi
26/04/2022
Excelente profissional

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email