O que é Gamofobia? Quando pensar em casamento causa pavor

O que é Gamofobia?   Quando pensar em casamento causa pavor
O que é Gamofobia?   Quando pensar em casamento causa pavor

Quase todos nós já ouvimos falar em pessoas que não querem nem pensar na ideia de assumir relacionamentos. Porém, mais do que um simples apego à vida de solteiro, em alguns casos, essa aversão toma grandes proporções e transforma-se em um transtorno de ansiedade chamado Gamofobia. 

 

A Gamofobia significa literalmente "medo do casamento": um pavor mórbido, irracional, desproporcional e persistente à ideia de casar-se ou a qualquer assunto relacionado a este tema. 

 

Pessoas que sofrem de Gamofobia não se sentem preparadas para qualquer tipo de concessão ou renúncia, e costumam ter a vida muito afetada por este medo, que as tornam profundamente avessas a qualquer relacionamento sério. 

 

Como qualquer outra fobia, a Gamofobia é considerada uma patologia psicológica, que se manifesta também com sintomas físicos, como boca seca, aumento da frequência cardíaca, sudorese, náuseas, enxaqueca, irritações cutâneas e até mesmo crises de pânico ou estados de ansiedade prolongados. 

 

A Gamofobia costuma estar associada a experiências negativas anteriores vividas pela pessoa e ao medo da perda de identidade e do controle sobre a própria vida. Esta visão distorcida costuma levar ao rompimento de relacionamentos, mesmo quando este não é o seu desejo. É um quadro de sentimentos antagônicos, com grande sofrimento emocional dos envolvidos. 

 

O diagnóstico da Gamofobia não costuma ser fácil. Questões culturais levam as pessoas a confundir a doença com o medo, comum, de relacionamentos. E, diferente do que se imagina, essa não é uma fobia exclusivamente masculina. Tanto homens quanto mulheres podem ser gamofóbicos. 

 

O acompanhamento de um psicólogo é fundamental para ajudar na compreensão do medo e na administração das emoções que o envolvem. A psicoterapia pode levar a pessoa a desenvolver a segurança necessária para poder se relacionar de forma saudável sempre que desejar - tendo nas relações uma fonte de felicidade, em vez de angústia, perda e dor. 

Texto escrito por:
Ana Paula de Moraes
Psicologia
Atendimento on-line / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Marlete CP lh Santos
19/04/2024
Indico sem sombras de dúvida a Psicóloga Ana Paula de Moraes. Já havia passado por outros Psicólogos, porém sem êxito, até…
Ricardo Leite Fernandes
18/04/2024
Olá indico a Psicóloga Ana Paula, por ajudar meu filho. Quando cheguei ao consultório, meu filho não era interessa em estudar,…
daniella torre
18/04/2024
Meu filho está tendo um excelente atendimento. As crises de ansiedade e agressividade tem melhorado absurdamente. Está dando…
Anderson Luis Gonçalves da Silva
17/04/2024
Excelente profissional Muito atenciosa e dedicada.Estou tendo a felicidade de ser acompanhado por ela.Super indico!!!!

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email