POR QUE É BOM PENSAR NISSO?
O modo como você reage ao bullying pode melhorar, ou piorar, as coisas.
O QUE VOCÊ FARIA?
Imagine a seguinte cena fictícia: Leonardo não quer ir para a escola hoje. Nem amanhã. Nem nunca mais. Tudo por causa do bullying, que começou há uns três meses. No início, seus colegas de escola espalharam boatos sobre ele. Em pouco tempo, ele já tinha vários apelidos. Às vezes, alguém derruba os livros dele e finge que foi sem querer. Ou então tem um grupo atrás dele, alguém o empurra com força e, quando ele vira, não consegue saber quem o empurrou. Ontem, a situação ficou pior. Alguém ameaçou Leonardo pela internet . . .
O que você faria se fosse o Leonardo?
PARE E PENSE!
Você não está num beco sem saída. Dá para lidar com o bullying sem partir para a briga! Você tem várias opções.
· NÃO REAJA. Mesmo que você tenha vontade de explodir, tente ficar o mais calmo possível. Se fizer isso, pode ser que a pessoa desista de provocar você.
· NÃO DÊ O TROCO. A vingança só piora as coisas.
· EVITE O PERIGO. Faça tudo o que puder para ficar longe de pessoas que podem causar problemas. Evite também situações que podem levar ao bullying.
· AUMENTE SUA AUTOCONFIANÇA. Muitas vezes, quem pratica bullying percebe quando alguém tem pouca confiança em si mesmo e é do tipo que não vai revidar. Mas eles costumam desistir quando percebem que aquilo não vai afetar você.
· CONTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM ALGUÉM DE SUA CONFIANÇA (pais, amigos, professores). É a coisa certa a fazer e pode evitar que outros também passem por isso.
A autoconfiança pode deixar você mais forte do que o agressor
VOCÊ SABIA?
O bullying não envolve apenas agressões físicas. Pode incluir também:
· Agressões verbais. Também envolve xingamentos, calúnias, apelidos entre outros.
· Rejeição. As pessoas podem evitar a vítima de bullying, não se socializando, preferindo manterem-se afastadas.
· Bullying virtual. É quando ocorre pela internet, principalmente pelas redes sociais.
É HORA DE AGIR! Pais, responsáveis, educadores e até mesmo você que sofre ou passa por isso, o acompanhamento psicológico te ajudará!
Permita-se ser quem você é, sendo respeitado por todos!