Saiba mais sobre o Burnout, seus sinais, sintomas e possibilidades de tratamento em Maringá. Agende uma consulta on-line com um psicólogo, para ajudá-lo na compreensão e no tratamento desse quadro.
A Síndrome de Burnout é compreendida como uma resposta ao estresse crônico relacionado ao contexto de trabalho.
Veja que se trata de um quadro com sintomas de grande exaustão onde podem ser identificadas três dimensões: o esgotamento ou a exaustão emocional; a sensação de ineficácia e falta de realização profissional; e a presença de sentimentos de negativismo ou cinismo em relação ao trabalho.
O Burnout pode desencadear sintomas depressivos ou intensificar sintomas depressivos já existentes, ou seja, um quadro que pode ficar ainda mais grave.
Conforme dito anteriormente, na Síndrome de Burnout são identificadas três dimensões de sinais/sintomas. Veja a seguir algumas características de cada uma das dimensões presentes na Síndrome de Burnout:
Esgotamento emocional
Caracteriza-se por sintomas de perda de energia, esgotamento físico e psíquico e uma sensação de ter chegado ao limite, de não aguentar mais.
Sentimento de baixa realização profissional ou ineficácia
Baixa autoeficácia relacionada à performance no trabalho e constantes autoavaliações negativas sobre si e sobre o emprego, sentimento de frustração e declínio da autoestima.
Despersonalização ou cinismo em relação ao trabalho
Mudança de atitudes para se proteger. Consiste em viver o trabalho como algo alheio e estranho. É marcada pela irritabilidade e pela indiferença ou “distanciamento emocional” em relação às outras pessoas presentes no ambiente de trabalho (sobretudo pares ou pessoas atendidas).
É necessário compreender e dar atenção para sinais e sintomas que podem indicar a necessidade de ajuda profissional.
Saber reconhecer sinais e sintomas é o primeiro passo para a busca de saída desse quadro de esgotamento. E é muito importante ressaltar que todo diagnóstico requer avaliação médica/profissional, que deve considerar todo o contexto e a individualidade.
A psicoterapia é um recurso muito importante nesse processo de enfrentamento. Dentre as abordagens em psicoterapia, a Terapia Cognitivo Comportamental apresenta algumas propostas satisfatórias para o tratamento do burnout.
Referência:
Terapia Cognitivo Comportamental na Síndrome de Burnout. Vaz, A. V. (org). Sinopsys, 2019.