O Teste Cutâneo Alérgico (TCA) também conhecido como “prick test” é o método padrão ouro para avaliação da sensibilização alérgica no diagnóstico precoce de diversas alergias respiratórias. Trata-se de um exame prático, seguro, pouco invasivo, de fácil execução e que confere resultados imediatos.
Pneumologista Maringá: Indicações do Teste - Teste Cutâneo Alérgico Maringá
O Teste Cutâneo Alérgico é indicado quando há suspeita de alergia com base no histórico clínico do paciente e na avaliação dos sintomas apresentados, sendo utilizado para confirmar a sensibilidade do indivíduo a uma grande variedade de alérgicos encontrados no ambiente, como ácaros da poeira, pólens, epitélio de animais, fungos, baratas, entre outros.
Pneumologista Maringá: Realização do Teste em Todas as Idades, com Ressalvas - Teste Cutâneo Alérgico Maringá
Não há limite de idade para realizar o teste alérgico. Porém, resultados falsos negativos tendem a ocorrer com maior frequência em crianças menores de 2 anos de idade. O teste é considerado positivo quando o paciente apresenta uma elevação avermelhada (pápula) no local da aplicação do alérgeno com diâmetro médio >ou= 3 mm.
Pneumologista Maringá: Cuidados Antes do Teste Cutâneo Alérgico - Teste Cutâneo Alérgico Maringá
- Evitar o uso de antialérgicos entre 3 a 7 dias antes da realização do teste;
- Não aplicar pomadas/cremes com corticóide e pomadas com inibidores da calcineurina no local da pele a ser realizado o teste nos 7 dias que o antecedem;
- Evitar o uso de antidepressivos tricíclicos como a Doxepina, pois podem suprimir a resposta ao teste por até 14 dias.
Pneumologista Maringá: Interpretação dos Resultados - Teste Cutâneo Alérgico Maringá
O teste alérgico positivo reflete sensibilização a um alérgeno específico, mas não necessariamente significa que o paciente vai ter reação alérgica ao entrar em contato com aquela substância. O TCA positivo isolado não faz diagnóstico de alergia. Dessa maneira, eles devem estar sempre associados a uma análise detalhada do histórico clínico, além da avaliação dos sintomas e por meio de um bom exame físico do paciente.
Pneumologista Maringá: Prevenção das Alergias Respiratórias - Teste Cutâneo Alérgico Maringá
A exposição a aeroalérgenos ambientais como ácaros da poeira, animais de pelo (cão e gato), baratas, fungos, entre outros, é considerado um fator de risco para o desenvolvimento de alergias respiratórias, assim como a exposição à fumaça de cigarro. Logo, o primeiro passo para a prevenção das alergias é identificar os agentes causadores e adotar medidas preventivas, tais como:
- Evitar os alérgenos e irritantes ambientais;
- Manter o aleitamento materno em lactentes (exclusivo até os 6 meses de vida);
- Ter uma alimentação adequada;
- Manter o calendário vacinal sempre atualizado;
- Evitar exposição à fumaça de cigarro.
Sempre procure ajuda de um médico especialista para para descobrir os possíveis agentes causadores das doenças alérgicas/respiratórias, para avaliar a presença de outras doenças associadas e principalmente para fornecer o melhor tratamento para o seu filho. Entre em contato para agendar uma consulta.