Hormoniofobia

Hormoniofobia
Hormoniofobia

 

Os casos de doenças pelo uso de hormônios como os anticoncepcionais, ganham a mídia e a internet.
É conhecido que todo medicamento possui indicações e contra indicações para o seu uso. E com os anticoncepcionais não é diferente.


Temos diversas opções de doses e vias para utilização nas mulheres, porém, deve só ser utilizado após passar por consulta com o seu ginecologista para uma avaliação.
O uso incorreto desses hormônios podem realmente aumentar chances de AVC, tromboses, sangramentos uterinos aumentados entre outras complicações.

 

Além de possíveis complicações, diversos medicamentos influenciam na utilização dos anticoncepcionais como antibióticos, anticonvulsivantes, remédios para HIV, antifúngicos entre diversos outros. Algumas comorbidades possuem indicação de tratamento diferenciado para anticoncepção como por exemplo hipertensão arterial, diabetes, insuficiência vascular (varizes), tabagismo, história de neoplasia e trombose, enxaqueca e até o sobrepeso.

 

São tantas as interações com os hormônios que fica mais do que justificado a necessidade de avaliação do Médico qualificado para tal antes de iniciar o seu uso, para evitarmos assim as complicações.

 

Porém, percebo no meu dia a dia do consultório que muitas mulheres desejam ficar sem hormônio pelo medo excessivo e infundado gerado pelas notícias, o que chamo de “hormoniofobia”.
A paciente quer ficar sem hormônio pois tem medo de seus efeitos diferentemente da paciente que quer ficar sem para conhecer seu ciclo menstrual e seu organismo.
Durante a consulta, converso e oriento sobre cada método e vejo as reais necessidades da paciente, e vamos juntas buscar o melhor tratamento para ela.

 

Os hormônios, assim como os outros remédios, possuem indicação e principalmente contra indicações, que devem ser avaliadas antes de iniciar seu uso para evitar as complicações que ganham a mídia com uma velocidade assustadora.
A minha dica para você é que seja avaliada por um bom profissional e mantenha o acompanhamento, que certamente você irá se beneficiar do uso do hormônio.

Texto escrito por:
Dra. Marcela Furlanetto
Ginecologia e obstetrícia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email