Com o afastamento social todos puderam perceber que o cuidado com a saúde mental é de extrema importância. A saúde mental está relacionada a uma série de fatores, dentre eles, o processo de autosatisfação, pois saúde mental, é também o cuidado consigo mesmo. E nesse processo a auto estima é fundamental!
A autoestima é a autovalorização, é o gostar de si próprio.
Hoje em dia encontramos muitas pessoas com autoestima baixa. E isso acontece por vivermos em uma cultura que desincentiva a autoestima, associando-a ao egoísmo e arrogância, e isso atrapalha com que a gente se desenvolva nesse aspecto.
E qual a importância da autoestima?
Ela é fundamental para o nosso bem estar, para que possamos nos sentir bem, para a saúde mental e auxilia na qualidade dos nossos relacionamentos interpessoais. Pois quando temos autoestima conseguimos delimitar nosso espaço e assumir a responsabilidade por nossas ações e pelo que queremos, atuando sobre nós mesmo e com isso se relacionar melhor com os outros. Valorizando esse outro de maneira adequada, nem menos nem mais que o necessário.
E como podemos fazer para ter autoestima?
O primeiro passo é se conhecer e entender suas emoções; Segundo, aprender a identificar e respeitar seus limites; Terceiro, praticar uma rotina de hábitos saudáveis; E lembrar que somos o resultado de nossas ações diárias.
Vale lembrar que esses são os primeiros passos para o desenvolvimento da autoestima, pois é um processo pessoal. Se você não puder fazer isso sozinho, busque ajuda! É preciso investir mais em você! E não podemos nos deixar para depois.