A chegada do verão, no mês de dezembro, traz consigo a expectativa de uma estação de muito sol e com altas temperaturas. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) criou a campanha Dezembro Laranja, com o objetivo de reforçar o alerta de proteção e cuidados, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele. O câncer de pele é o tipo mais comum entre os brasileiros e representa 33% de todos os diagnósticos da doença, com cerca de 185 mil novos casos por ano.
Nesse cenário, a cirurgia plástica se destaca como a especialidade médica responsável por tratar e retirar tumores e sinais da pele, dispondo de diferentes procedimentos que podem ser realizados para essa remoção, além de ajudar na prevenção do retorno ou espalhamento desses sinais.
Se você busca por informações abrangentes sobre a retirada de tumores e sinais de pele no Rio de Janeiro, continue a leitura deste artigo e entenda mais sobre as indicações do procedimento e sua realização, com informações elencadas pela Dra. Francielly Aparecida Onesko, visando ajudá-la a tomar uma decisão consciente sobre o tratamento.
Os principais sinais de pele são as pintas ou nevos, agrupamentos benignos de células produtoras de melanócitos na epiderme, na derme ou em ambas, as quais podem surgir devido a questões genéticas ou em função da exposição excessiva ao sol. Além de provocar um incômodo estético, algumas pintas podem coçar, ter variação de tamanho, tonalidade, e até mesmo inflamar.
Nem toda lesão de pele exige retirada cirúrgica. Somente após a devida avaliação por um médico qualificado, que examinará a lesão e os dados pessoais pertinentes, serão discutidas com o paciente as possíveis condutas para cada caso. As opções terapêuticas variam desde o simples acompanhamento periódico, passando por tratamentos não-cirúrgicos até a cirurgia propriamente dita. Nos casos de tratamento cirúrgico, há ainda diversas possibilidades de intervenção, que deverão ser discutidas com o paciente de acordo com suas necessidades.
Na cirurgia plástica, a remoção de sinais de pele pode ser realizada por meio de diferentes técnicas, que vão desde a raspagem até a remoção cirúrgica ou a laser dos nevos. Os procedimentos têm duração variada, com duração entre 15 minutos a 1 hora, dependendo de cada caso. Mas, de modo geral, não há necessidade de internação do paciente.
A cirurgia para a retirada de tumor de pele consiste na retirada parcial ou total de lesões de pele benignas ou malignas, respeitando as características da patologia em questão e buscando o melhor resultado estético-funcional possível. Dentre os diversos tipos de tumores benignos que podem ser retirados cirurgicamente, destacam-se:
- Nevos;
- Siringomas;
- Quelóides;
- Lipomas;
- Cistos;
- Leiomiomas;
- Neuromas;
- Hemangiomas;
- Entre outros.
Ao considerar a retirada de tumores e sinais de pele no Rio de Janeiro, confie na perícia da Dra. Francielly Aparecida Onesko para que você possa realizar o procedimento com segurança. Agende uma consulta para que possamos realizar uma análise detalhada das suas necessidades estéticas e entenda quais resultados o tratamento cirúrgico para tumores e sinais de pele pode te oferecer.