O acúmulo de gordura abdominal surge como consequência do desequilíbrio entre a alta ingestão de calorias consumidas e o gasto energético realizado pelo indivíduo, sendo que a circunferência da cintura é um dos referenciais mais importante para que possamos monitorar a distribuição de gordura no corpo. Nesse sentido, o acúmulo de gordura visceral vem sendo cada vez mais associado com o maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
A seguir, entenda mais sobre a relação entre o acúmulo de gordura visceral e aumento do risco cardiovascular, bem como sobre o papel da nutrologia no tratamento da obesidade, a fim de prevenir esses e outros problemas.
Nutrólogo Maringá: Principais diferenças entre a gordura subcutânea e a gordura visceral - Tratamento Gordura visceral Maringá
Existem dois tipos de gorduras na região abdominal: a gordura subcutânea e a gordura visceral. A gordura subcutânea é aquela que está situada na parte inferior do corpo, logo abaixo da pele e acima dos músculos abdominais, enquanto a gordura visceral está depositada dentro do tórax e do abdômen, na porção superior do corpo, envolvendo órgãos como fígado, rins, intestinos, baço, pâncreas e o coração.
A gordura visceral é considerada a mais perigosa para o coração, porque se trata de uma gordura metabolicamente ativa, a qual secreta adipocitocinas a todo momento. As adipocitocinas são produtos inflamatórios que, quando produzidos em excesso, acabam aumentando o risco de doenças coronárias, em particular a aterosclerose, o infarto e o AVC.
Nutrólogo Maringá: O primeiro passo para evitar as comorbidades da obesidade é entender que não se trata de um problema meramente estético - Tratamento Gordura visceral Maringá
Cada vez mais é preciso conscientizar a população quanto aos riscos atribuídos à obesidade, assim como aos cuidados necessários para evitar que os índices desta doença crônica aumentem.
O principal fator de risco para o acúmulo de gordura abdominal é o sedentarismo, portanto, para diminuir o sobrepeso e evitar a obesidade é fundamental manter uma alimentação saudável, associada à prática de exercícios físicos. Porém, em alguns casos pode ser necessária a realização do tratamento medicamentoso com um nutrólogo.
Nutrólogo Maringá: Tratamento Medicamentoso - Tratamento Gordura visceral Maringá
Os medicamentos adjuvantes para emagrecimento configuram entre as opções de tratamento disponíveis na nutrologia para pacientes com diferentes graus de acúmulo de gordura visceral. Nesse sentido, o tratamento medicamentoso pode ser utilizado como coadjuvante no processo de perda de peso, somado às alterações dietéticas e mudanças no estilo de vida.
Os principais medicamentos liberados pela ANVISA são:
- Orlistat;
- Sibutramina;
- Liraglutida;
- Semaglutida;
- Bupropiona com naltrexone.
Cada um deles possui o seu método de ação particular e indicações específicas. Além desses, diversos outros fármacos não controlados entram na lista, com o mais variados efeitos, como os que aceleram o metabolismo e ajudam na queima de gordura (efeito termogênico), os que diminuem a absorção de gordura pelo corpo, os que diminuem a fome e aumentam a saciedade, assim como outros mecanismos.
Devido a contraindicações inerentes a cada tipo de medicamento, além dos efeitos adversos causados por tais substâncias, é de suma importância que o paciente passe por uma avaliação médica minuciosa com o nutrólogo antes da utilização de tais fármacos. Portanto, caso você esteja apresentando alto índice de concentração de gordura visceral no abdômen, entre em contato e agende uma consulta para que possamos analisar o seu caso, indicando o tratamento mais adequado para atender suas necessidades.