A Lipo HD, também conhecida como lipo HD, é uma técnica na qual o cirurgião plástico realiza a sucção dos depósitos de gordura, reforçando os sulcos entre os músculos e concedendo ao paciente uma maior definição muscular, através do uso de tecnologias avançadas.
O procedimento pode ser realizado pelo cirurgião plástico em, praticamente, todas as áreas do corpo, principalmente nas regiões que tendem a desenvolver flacidez pós-lipoaspiração ou naquelas que já estão flácidas antes do procedimento. Entenda mais sobre a Lipo HD a seguir:
A lipoaspiração é uma técnica na qual é realizada a sucção da gordura localizada abaixo da pele, com o uso de um lipoaspirador e de cânulas, enquanto na Lipo HD, o cirurgião plástico realiza a sucção dos depósitos de gordura, reforçando os sulcos entre os músculos e concedendo ao paciente uma maior definição muscular, através do uso de tecnologias avançadas.
A Lipo HD pode ser realizada no:
- Abdômen;
- Lombar;
- Flancos;
- Peitoral;
- Costas;
- Braços;
- Coxas.
Os candidatos ideais para realizar a Lipo HD são pessoas que possuem hábitos de vida saudáveis, praticam algum tipo de exercício físico e seguem uma alimentação balanceada.
A Lipo HD não é uma técnica voltada para emagrecimento, mas sim para definição muscular e nesse sentido, pacientes com sobrepeso, obesos e sedentários não se beneficiam dessa técnica, fato que se dá, principalmente, pelo excesso de gordura na região abdominal e nos membros, além dos riscos de complicação. Para que o procedimento ocorra, o paciente deve se submeter previamente a uma avaliação minuciosa com o cirurgião plástico, realizando exames como:
- Hemograma completo;
- Exame de urina com urocultura;
- Eletrocardiograma e risco cirúrgico.
O cirurgião plástico pode solicitar uma série de outros exames, de acordo com as condições individuais de cada paciente, assim como pode fazer recomendações individuais, como a suspensão do tabagismo ou do uso de determinados medicamentos utilizados pelo paciente.
A Lipo HD pode ser realizada com o uso de anestesia local, peridural ou geral. Todo o procedimento é feito através de pequenas incisões na região operada, por onde será inserida uma cânula especial que fará a sucção da gordura. Esse equipamento utiliza ondas ultrassônicas que quebram o tecido adiposo, tornando o procedimento minimamente invasivo. O uso de uma cânula diferenciada garante um melhor resultado, reduzindo a incidência de efeitos colaterais comuns a esse tipo de intervenção, como dores e hematomas.
Outra vantagem inerente a Lipo HD está no maior controle da região lipoaspirada pelo cirurgião plástico, assegurando a alta definição dos músculos e ressaltando a sua aparência na pele. A aproximação da musculatura do corpo com a pele ocorre após a eliminação do tecido gorduroso, sendo essa técnica mais acentuada que as demais formas de lipoaspiração.
Sendo um procedimento cirúrgico invasivo, a Lipo HD exige alguns cuidados no pós-operatório, mas ao seguir à risca as orientações fornecidas pelo cirurgião plástico, o paciente pode minimizar o tempo da recuperação e garantir resultados finais satisfatórios em menos tempo.
De modo geral, o paciente deve permanecer em repouso por pelo menos 14 dias após o procedimento. Além disso, sessões de drenagem linfática — uma técnica de massagem recomendada para pacientes que realizam qualquer tipo de cirurgia — podem ser indicadas, contribuindo para uma melhor recuperação
Se você tem interesse em realizar a Lipo HD e deseja esclarecer todas as suas dúvidas sobre o procedimento, bem como passar por uma avaliação individualizada para entender todos os benefícios desse tipo de lipoaspiração para o seu caso, entre em contato e agende sua consulta.