Existem várias causas para o sintoma chamado PLENITUDE AURAL que nada mais é do que a sensação de ouvido tampado/entupido.
Como estamos entrando no verão, vamos falar de uma causa bastante frequente nesta época do ano no consultório: rolha de cerume/tampão de cera nos ouvidos!!
O Cerume é produzido naturalmente por algumas glândulas especializadas situadas no conduto auditivo externo de todos nós.
Não é sujeira e nem nojeira!! Ele tem a função de proteger nossos ouvidos (orelha externa no caso) contra algumas infecções e mantém a pele do conduto “hidratada”.
O que acontece é que, algumas pessoas têm uma produção excessiva de cera (principalmente pessoas que possuem a pele mais oleosa) e quando entram no mar ou na piscina, a água desloca esta cera de forma a ocluir o conduto e a passagem do som através dele.
Geralmente, o paciente chega ao consultório queixando-se de que “a água entrou no ouvido mas não saiu”, pois esta é realmente a sensação que dá.
Se você passa por esta situação, procure um otorrino para realizar a remoção do cerume, que é feita com uma pinça chamada “cureta” ou com lavagem dos ouvidos com seringa específica ou até mesmo com aspiração.
Não tente remover em casa inserindo cotonete, grampos de cabelo ou afins!! Tal ato pode empurrar mais a cera, e ainda causar danos na pele do conduto e na membrana timpânica