A ultrassonografia vascular é um exame extremamente importante, no qual o Cirurgião Vascular utiliza um equipamento capaz de produzir ondas sonoras, as quais possibilitam que o mesmo avalie o sistema circulatório, podendo assim identificar bloqueios e detectar coágulos sanguíneos em veias e artérias. Trata-se de um exame seguro e indolor que não utiliza radiação, não provoca efeitos colaterais e fornece imagens detalhadas dos tecidos moles, que não podem ser visualizados através de um simples exame de raio-x.
Entenda mais sobre o procedimento a seguir:
A ultrassonografia vascular é realizada com o uso de uma pequena sonda, chamada de transdutor, responsável por gerar ondas sonoras e transformar os ecos captados em vídeos e fotografias, que serão analisados em tempo real, possibilitando que o Cirurgião Vascular investigue o fluxo sanguíneo e o funcionamento dos vasos e das artérias.
Em média, a ultrassonografia vascular leva cerca de 30 minutos e não requer cuidados especiais antes ou depois da sua realização.
A ultrassonografia vascular é indicada para diagnosticar coágulos sanguíneos nas veias dos braços e das pernas, a chamada trombose venosa, prevenindo assim os graves prejuízos causados à mobilidade do paciente pela condição. O Cirurgião Vascular pode solicitar o exame para:
- Monitorar o fluxo sanguíneo;
- Identificar e localizar bloqueios, placa ou coágulos;
- Avaliar o resultado de procedimentos vasculares;
- Determinar se há um vaso sanguíneo danificado, um possível aneurisma;
- Avaliar varizes e insuficiência venosa.
E os sintomas que podem indicar a diminuição do o fluxo sanguíneo para as pernas são:
- Dor nas pernas ou fraqueza durante o esforço (claudicação);
- Inchaço;
- Dor, sensibilidade, vermelhidão ou calor na perna;
- Pele pálida e fria, pode até ser uma cor acinzentada ou azul;
- Dormência ou formigueiro;
- Dor no pé que ocorre quando sentado ou deitado, e é aliviada em pé (dor em repouso).
A ultrassonografia vascular pode ser utilizada para diagnosticar ou confirmar praticamente a maioria dos problemas vasculares, sejam eles venosos ou arteriais. Assim, o exame ajuda a determinar se há uma artéria aumentada, quadro conhecido como aneurisma, bem como a detectar coágulos sanguíneos, como trombose venosa profunda.
Se você deseja realizar a ultrassonografia vascular com total conforto e comodidade, entre em contato e agende uma consulta para que possamos avaliar a indicação desse exame.