O nervo ciático é considerado o maior nervo do corpo humano, formado pela união dos nervos menores que saem do final da coluna. Esse nervo passa pelos glúteos e pela parte de trás da coxa até o joelho, se dividindo para formar outros nervos que seguem das pernas até os pés, sendo responsáveis pela inervação sensitiva e motora das articulações dos membros inferiores.
Contudo, com o passar dos anos, as estruturas da coluna vertebral acabam sofrendo um certo desgaste, o que pode comprometer tanto a medula espinhal quanto as raízes que dão origem aos nervos, gerando a ciatalgia, também conhecida como dor ciática. A dor ciática é um problema que pode acometer homens e mulheres, afetando principalmente a região lombar, irradiando para as pernas.
A dor ciática pode ser tão intensa que chega a "travar" o paciente, que será acometido por um formigamento intenso e pela perda de força em uma das pernas, direita ou esquerda. Entenda mais sobre a dor ciática, suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento a seguir.
Especialista em dor Maringá: Quais são as causas mais comuns da dor ciática? - Tratamento para dor ciática Maringá
A dor ciática pode ser originária de diversas raízes nervosas da região, responsáveis por controlar as articulações do quadril, joelhos e tornozelos, além dos músculos das pernas e dos pés. Na maioria dos casos, ela é causada por uma hérnia de disco, ou seja, os discos que estão entre as vértebras apertam o nervo que sai da coluna e essa compreensão causa a dor, que por muitas vezes é insuportável.
A dor ciática acomete principalmente esportistas e corredores, mas a dor no nervo ciático pode atingir qualquer indivíduo, possuindo uma taxa de incidência e prevalência muito alta, cerca de 60% da população do planeta. Esse percentual aumenta por conta do sedentarismo, da movimentação diária das cidades e longas horas sentados.
Especialista em dor Maringá: Quais são os principais sintomas da dor ciática? - Tratamento para dor ciática Maringá
Os principais sintomas da dor ciática são:
- Dor na parte posterior da perna e do glúteo;
- Dor lombar;
- Dores na perna em forma de choque queimação;
- Diminuição da força nos membros inferiores;
- Dor que melhora ao deitar e se agrava quando o indivíduo fica sentado ou em pé;
- Piora o quadro de dor ao espirrar ou tossir.
Especialista em dor Maringá: Como é realizado o diagnóstico da dor ciática? - Tratamento para dor ciática Maringá
O diagnóstico da dor ciática deve ser realizado de forma clínica, através de uma boa avaliação do histórico clínico do paciente, junto a um bom exame físico, a fim de identificar as raízes nervosas comprometidas, elementos de suma importância reconhecida para o diagnóstico da ciatalgia. Conforme o caso, podem ser realizados exames de imagem, como uma ressonância magnética, a fim de colaborar para escolha do tratamento mais adequado para o paciente.
Especialista em dor Maringá: Quais são as opções de tratamento para dor ciática? - Tratamento para dor ciática Maringá
O tratamento para a dor ciática é realizado a partir da identificação das estruturas que estão gerando a compressão dos nervos, podendo ser realizado com medicamentos analgésicos ou os anti-inflamatórios para aliviar os sintomas, sessões de fisioterapia e reabilitação física, ou em último caso, de forma cirúrgica.
Outra opção de tratamento que se destaca para quadros de dor ciática é o uso de bloqueios percutâneos guiados por imagem, um dos principais diferenciais que utilizamos na Clinidor — uma das primeiras clínicas médica especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor.
Os bloqueios percutâneos apresentam um índice de melhora significativo nos quadros de dor ciática, já que, de forma resumida, interrompem os impulsos sensitivos que levam a informação de dor ao sistema nervoso central. Contudo, a melhor forma de tratamento deve ser indicada de forma individualizada.
Portanto, ao apresentar os sintomas característicos da dor ciática, citados ao longo deste texto, busque ajuda de um especialista em dor para que uma avaliação médica seja realizada. Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.
Referências:
https://www.einstein.br/Pages/Doenca.aspx?eid=193
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/dor-ciatica-ciatalgia/