Os implantes hormonais são recursos amplamente conhecidos e utilizados na área da ginecologia, configurando uma das opções mais seguras e eficazes no tratamento de condições como endometriose, adenomiose, miomas, cólicas, síndrome pré-menstrual, diminuição da libido, podendo ser utilizados também na reposição hormonal durante a menopausa. Os implantes hormonais podem conter hormônios como estradiol, testosterona bioidêntica ou progestágenos, e a escolha entre eles é feita pelo ginecologista, levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente.
Entenda mais sobre o uso dos implantes hormonais na ginecologia e suas indicações a seguir:
Ginecologista Maringá: Em que consistem os implantes hormonais? - Implantes hormonais Maringá
Os implantes hormonais são pequenos dispositivos absorvíveis, com formato tubular e tamanho cerca de 3 cm a 5 cm, que contém no seu interior moléculas de diferentes hormônios. Eles são utilizados na ginecologia para tratamento de condições como endometriose, adenomiose, miomas, cólicas muito fortes, TPM e para reposição hormonal durante a menopausa.
As substâncias presentes nos implantes hormonais são liberadas na corrente sanguínea de forma controlada, contínua e gradual, provocando assim pouquíssimos efeitos colaterais, diminuindo os sintomas depressivos, a perda óssea e promovendo uma melhora na qualidade do sono, do humor e da disposição, sem afetar o metabolismo da paciente de maneira negativa . Além disso, uma das principais vantagens dos implantes hormonais é que estes possuem longa duração e assim, a paciente não corre o risco de esquecer de tomar a medicação.
Ginecologista Maringá: Para quais pacientes o implante hormonal pode ser indicado? - Implantes hormonais Maringá
O uso dos implantes hormonais deve ser indicado por um ginecologista capacitado e, por configurar um tratamento individualizado, mas um amplo grupo de mulheres pode se beneficiar com o uso dos implantes.
Os implantes hormonais podem ser indicados para aumentar a qualidade de vida da mulher durante a menopausa, com o objetivo de tratar os sintomas causados pela queda de estrogênio e testosterona, bem como para mulheres que sofrem com TPM, com diagnóstico de endometriose, adenomiose, ou que apresentam cólicas menstruais intensas, com sangramento excessivo durante a menstruação.
Ginecologista Maringá: Como é feito o procedimento? - Implantes hormonais Maringá
A aplicação dos implantes hormonais é feita sob a pele da paciente, com anestesia local, em consultório médico. Ou seja, trata-se de um procedimento totalmente indolor. O procedimento dura cerca de 15 minutos e não exige cuidados especiais ou repouso após a colocação do implante.
A duração dos implantes hormonais gira em torno de 6 a 12 meses, amenizando efeitos colaterais como cansaço, indisposição, retenção de líquidos e alteração no desejo sexual, comumente causado pelo uso de pílulas. Os implantes hormonais devem ser aplicados e retirados no consultório do ginecologista, geralmente na região glútea. Além disso, a remoção do implante pode ser feita a qualquer momento.
Se você deseja conhecer mais sobre os benefícios dos implantes hormonais, entre em contato e agende uma consulta para que possamos analisar o seu caso.